Embrapa promove o xv encontro do talento estudantil/2010

Compartilhar

Evento que será realizado no período de 1 a 3 de dezembro vai premiar trabalhos de estudantes que desenvolvem atividades na instituição

 

 

Brasília, 29 de novembro de 2010 – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vai promover no período de 1 a 3 de dezembro, o Encontro do Talento Estudantil/2010, com o apoio do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Universidade Católica de Brasília – UCB e UPIS – Faculdades Integradas.  O evento, que está em sua 15ª edição, tem como objetivo valorizar a atividade estudantil, através do incentivo à exposição dos resultados de pesquisa realizados por estagiários, bolsistas e estudantes de graduação e pós-graduação, orientados pelos pesquisadores e técnicos especializados da Unidade, além de premiar aqueles que se destacaram no desempenho científico.

A participação de estudantes neste evento vem aumentando significativamente desde que começou a ser promovido em 1996, quando foram apresentados 29 trabalhos. Este ano, foram inscritos 141 trabalhos, sendo cerca de 60% de estudantes de graduação (iniciação científica).

Os resumos dos trabalhos, que serão publicados em Anais, são selecionados por um comitê formado por pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Já a apresentação, feita pelos estudantes na forma de pôsteres (nos dias 1 e 2 de dezembro no hall de entrada do Edifício Sede da Embrapa), é avaliada por uma comissão julgadora formada por professores e pesquisadores de outras instituições de pesquisa e universidades.

O evento proporciona aos estudantes a oportunidade de complementar as suas atividades científicas, iniciadas com a orientação do desenvolvimento prático das pesquisas.  Além disso, permite ampliar o conhecimento sobre as diversas áreas de atuação da Unidade e o intercâmbio com outros estudantes durante a exposição de seus trabalhos.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia foi a primeira unidade da Embrapa a realizar esse evento como parte das comemorações de aniversário e, este ano, ao completar 36 anos comemora também a 15ª edição do Encontro do Talento Estudantil/2010.  A Unidade mantém, entre as suas prioridades, a complementação dos currículos escolares e a contribuição na elaboração de dissertações e teses, pela participação dos estudantes de universidades e faculdades do DF.

               O encontro estudantil vem sendo realizado também por outras unidades da Embrapa, como a Embrapa Cerrados e a Embrapa Suínos e Aves. Com o sucesso que o Talento Estudantil vem alcançando, há expectativa de que a Embrapa estimule a realização de eventos como esse em nível regional ou mesmo nacional, aumentando ainda mais a participação e a integração das comunidades acadêmica e científica com as outras unidades de pesquisa”, afirma a coordenadora do evento, a pesquisadora Zilda Ribeiro.

 

A abertura do XV Encontro do Talento Estudantil será realizada na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (auditório “Assis Roberto De Bem”) no dia 1º de dezembro, às 9 horas.

Nos dias 1 e 2 de dezembro de 2010, acontece a apresentação de pôsteres sobre trabalhos científicos, no hall da Embrapa Sede. (Parque Estação Biológica – PqEB, final W3 Norte).


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *