Chuva atrasa o plantio do trigo e da cevada no PR

Compartilhar

Chuva forte que atingiu o estado causou muitos transtornos. A cevada, que é uma cultura de inverno, teve o plantio atrasado.

 

Em Guarapuava, as nuvens carregadas foram embora e o produtor corre com as máquinas no campo. “Eu hoje estou contando com uma estrutura de oito máquinas. Para plantar, eu ainda devo ter a metade, em torno de 500 ou 600 hectares, e acredito que em mais ou menos cinco dias consigo finalizar”, explica o produtor Harry Nayer.

O plantio está atrasado em todo o estado. Até agora foram concluídos 70% do previsto para esta safra, enquanto no mesmo período do ano passado, o plantio já tinha terminado. Para piorar, a chuva deixou também outros estragos, como o solo encharcado.

Mesmo com os imprevistos, a previsão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado é de aumento da produção. Serão quase 182 mil toneladas, 15% mais que no ano passado.

A previsão é boa, mas não diminui a preocupação do agricultor que sabe que vai encarar outro problema, o atraso na colheita. “Provavelmente atrase o plantio da soja, o que começa a prejudicar a produtividade da safra de verão”, diz Harry.

Anuncio congado imagem

 

Fonte: Globo Rural


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *