Diamantino no MT combate soja guaxa

Compartilhar

Município desenvolve ação ao longo do perímetro urbano para evitar contaminação nas lavouras.

 

O estado de Mato Grosso está no denominado período proibitivo para o plantio da soja, o chamado vazio sanitário. Este, iniciou no dia 15 de junho e estabelece que por 90 dias os produtores rurais estão proibidos de plantar soja e ainda precisam eliminar a soja guaxa, também conhecida como tiguera, que pode nascer de forma voluntária.

 

A medida, regulamentada por lei, busca evitar que o fungo causador da ferrugem asiática se multiplique. A intensão é impedir que a ferrugem asiática não encontrasse um local apropriado para sobreviver e disseminar na próxima safra.

 

Conforme Nery Ribas, gerente técnico da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), estudos mostram que este período é suficiente para que o fungo causador da ferrugem não se prolifere, basta que todos façam a sua parte, tomando os cuidados e medidas necessárias.

 

Um bom exemplo foi dado pelo município de Diamantino, onde a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está tratando de eliminar ao longo do perímetro urbano toda muda de soja que nasceu fora de época, a soja guaxa.


 

O trabalho está acontecendo em conjunto com produtores, comerciantes do setor de agronegócios e algumas pessoas da comunidade. As unidades regionais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) são responsáveis pela as fiscalizações nesse período.

 

O produtor que não obedecer ao vazio estará sujeito ao pagamento de multas. Cada produtor que for notificado pelo Indea com plantas de soja durante o período proibitivo deverá pagar multa no valor de 30 UPFMT (Unidade de Padrão Fiscal de Mato Grosso), acrescido de 2 UPF-MT por hectare não destruído da planta. Cada notificação deve passar de R$ 2.400,00. A ferrugem asiática é uma doença causada por fungos.

 

Os primeiros sintomas se manifestam nas folhas com o aparecimento de minúsculos pontos escuros. Posteriormente ao aparecimento das lesões ocorre a desfolha da planta, que evita a formação dos grãos com redução da produtividade.

 

O desenvolvimento da doença é extremamente rápido e ela se espalha com facilidade pelo vento e causa grandes prejuízos à produção. O objetivo é evitar ou retardar ao máximo o aparecimento do fungo causador da ferrugem asiática, doença que ataca a cultura e causa sérios prejuízos econômicos aos produtores.

 

Fonte: Gazeta Digital


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: