Técnicas ajudam a evitar a destruição de seringais
Embrapa desenvolveu plantas melhoradas geneticamente. Elas são resistentes a um fungo que provoca doença “mal das folhas”.
A doença é provocada por um fungo, que ataca as folhas justamente na época em que a árvore está renovando a copa e impede o desenvolvimento da seringueira.
Ao longo de 30 anos, a Embrapa vem desenvolvendo soluções para enfrentar o problema e agora acredita que tenha chegado a uma técnica que garante a sanidade e a produtividade do plantio de seringais na Amazônia.
No processo, a árvore recebe dois enxertos. Em uma árvore que é resultado do trabalho, embaixo, no cavalo, observa-se uma seringueira nativa. No tronco uma variedade selecionada, que a Embrapa já comprovou ser produtiva e com látex de boa qualidade, e ainda uma terceira planta, cruzamento de variedades que dão resistência à copa.
No campus da Embrapa no Amazonas, árvores plantadas há 14 anos continuam saudáveis e produzindo. A copa verde contrasta com outras seringueiras que não receberam o enxerto e estão secas.
O ano passado, o Amazonas produziu cerca de 800 toneladas de borracha, que foram insuficientes para abastecer o estado.
O Brasil também precisa importar ainda látex de países da Ásia. De acordo com a Embrapa, o país importa, por ano, R$ 3 bilhões em borracha.
As novas plantas serão testadas em mais oito regiões da Amazônia para ter certeza que em todas as áreas, o resultado da pesquisa se repete.
Fonte: Globo Rural
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!