Portos secundários ‘conquistam’ a soja de MT
De janeiro a abril 6,7 milhões de toneladas de soja saíram de Mato Grosso com destino ao mercado internacional. Mas as exportações não ocorreram pelos principais portos como Santos (SP) e Paranaguá (PR), mas sim por caminhos alternativos. Uma supersafra no Sul do país e problemas logísticos fizeram o produtor mato-grossense optar por rotas não habituais.
Em cinco meses houve queda nos embarques via Paranaguá e Santos em 12% e 6,9% respectivamente, mesmo com o estado produzindo 10,4% a mais na temporada 2012/13, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (imea). Somente o porto de São Francisco, em Santa Catarina, sentiu o recuo de 7,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.
“Portos que não tinham tanta importância aumentaram de 25% a 89% suas exportações, com destaque para Itaqui, no Maranhão, que cresceu 89% as exportações da soja de Mato Grosso”, destaca Ângelo Ozelame, analista de mercado do Imea.
De acordo com Ozelame, somente por Itaqui, detentor da maior alta, o volume exportado por Mato Grosso passou de 418 mil toneladas para 713 mil toneladas.
“É válido lembrar que a soja levada para este porto vem da região nordeste, que tem a maior expansão na produção de soja”, avaliou ainda Ozelame ao Agrodebate. Também cresceram as utilizações de Santarém (PA), Vitória (ES), entre outros.
O desvio:
As rotas de escoamento que antes seriam inviáveis tornaram-se boa opção em função também do aumento do frete para os principais portos no pico da safra.
No entendimento dos especialistas, Mato Grosso pode ter iniciado nesta safra uma nova forma de embarque da soja para exportação, desconcentrando o escoamento de grandes portos e distribuindo em vários lugares no Brasil.
Fonte: Agrodebate Leandro J. Nascimento
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!