Raiz de ipeca tem alto valor comercial
Devido a suas propriedades medicinais, raiz de ipeca tem alto valor. Exploração predatória proibida está acabando com os estoques naturais. Embrapa desenvolve tecnologia para clonar mudas em escala comercial.
A psychotria ipecacuanha é popularmente chamada de poaia, ipecacuanha ou simplesmente: ipeca. Uma plantinha pequena, rasteira e preciosa.
Nativa das regiões sombrias e úmidas das florestas tropicais da América, ela é da mesma família do café. No Brasil já foi encontrada nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco e Bahia.
De acordo com o agrônomo Osmar Lameira, em boa parte desses lugares, ela não existe mais. Ele é pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, uma das poucas instituições que estudam a planta no Brasil. Em sua sede, que fica em Belém, no Pará, exemplares de ipeca de todas as partes do país são conservados desde 1991.
A ipeca é uma planta medicinal, suas raízes contêm alcalóides importantes e valorizados no mercado internacional. Um deles – a emetina – é muito usado na fabricação de xaropes expectorantes, vermífugos e outros medicamentos. Mas não se deve fazer uso doméstico dessa planta, ela serve mesmo para indústria farmacêutica.
Extrativismo
O valor comercial dela não é nas folhas, é na raiz. Há uma demanda de raiz no mercado, mas infelizmente o cultivo racional no nosso país, se houver, é insignificante, e pouco se conhece sobre ele, então a forma de comércio dessa planta ainda é pelo extrativismo. Arrancando a raiz, o extrativista impede que a ipeca se regenere. Essa exploração predatória – proibida por lei – está acabando com os estoques naturais.
Por isso, desde 1989 a Embrapa mantém um banco de germoplasma, com plantas coletadas em mais de 70 localidades diferentes. A ideia é fazer com que as diferenças genéticas dessa espécie não se percam.
Cultivo
Pesquisadores trabalham desenvolvendo e aprimorando técnicas de cultivo para tornar o extrativismo menos atraente. A Embrapa já desenvolveu tecnologia para produzir mudas clonadas de ipeca em escala comercial. No laboratório, de um pedacinho do caule eles conseguem fazer até dez mil mudas por ano – idênticas à planta mãe.
Uma muda clonada produz em média dez raízes por planta. O dobro do que se encontra na natureza. A única dificuldade é que para produzi-las precisa de um laboratório ou de uma biofábrica com profissionais capacitados.
O agricultor também pode produzir ele mesmo suas mudas na propriedade, como explica o agrônomo Osmar Lameira no vídeo.
O cultivo da ipeca é muito parecido com o das hortaliças. As mudas são plantadas em canteiros e recebem apenas adubação orgânica: esterco de curral curtido. O agricultor deve irrigar os canteiros somente nos períodos mais secos do ano. As únicas condições que a ipeca não suporta são: frio intenso e sol pleno.
As raízes da ipeca atingem seu ponto de colheita aos dois. Um hectare rende em média três toneladas de raiz a cada dois anos. Muito mais do que na natureza. Sem contar que as plantas selecionadas têm um teor de emetina maior e valem mais por isso. O produtor ainda contribui para a recuperação dos estoques naturais da ipeca.
Fonte: Globo Rural
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!