Indígenas são autores da maioria dos homicídios
Indígenas são autores da maioria dos homicídios registrados nas aldeias, afirma Sejusp/MS.
De acordo com o relatório elaborado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MS), de 196 homicídios contra indígenas em Mato Grosso do Sul, 181 tiveram outro indígena como autor do crime, o que equivalente a 92% das ocorrências. O relatório assinado pelo secretário da Sejusp, Wantuir Francisco Brasil Jacini, foi elaborado a pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) com a finalidade de esclarecer informações sobre os homicídios de indígenas no Estado, no período de 2006 a 2013.
Para o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, as informações disponibilizadas pelo governo estadual evidenciam que o consumo de álcool é o principal motivo dos crimes nas aldeias. ?O maior problema das comunidades indígenas é a falta de políticas públicas específicas, que garantam sustentabilidade e preservem as culturas, fortalecendo a identidade desses povos. “Remeter os homicídios ao conflito fundiário é manipular a informação e camuflar o problema social”, destaca o presidente da Famasul.
Ao utilizar os dados da Secretaria de Segurança, a Famasul contrapõe informações que considera inverídicas e sem fontes oficiais, utilizadas na defesa de posições ideológicas que tentam caracterizar o produtor rural como violento. ?Essas ações além de criminosas e sem nenhum respaldo legal, agridem o homem do campo, principal responsável pelo bom momento do agronegócio brasileiro?, enfatiza Riedel.
Os boletins de ocorrências que registram os homicídios contra indígenas no Estado também apontam que os instrumentos utilizados na maioria das vezes são armas brancas, como facas e pedaços de madeira. No levantamento referente ao ano de 2011, por exemplo, a Sejusp apontou que em todos os 27 homicídios contra indígenas registradas no Estado naquele ano os autores dos crimes são também indígenas, sendo que em 20 ocorrências os responsáveis foram identificados ainda no local do crime.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!