Chineses inspecionam exportações de tabaco pelo RS

Compartilhar

Uma missão do governo da China encontra-se no Brasil para inspecionar todas as partidas de fumo produzido e processado no Rio Grande do Sul que são exportadas para o mercado chinês. Segundo o Ministério da Agricultura, a China envia ao Brasil, desde 2005, técnicos da Administração Geral de Supervisão de Qualidade e Quarentena (AQSIQ), devido às exigências relativas ao controle da praga quarentenária ‘Peronospora tabacina’, causadora do fungo denominado mofo azul.

 

Por meio de nota, o Ministério da Agricultura informa que os técnicos chineses chegaram ao Brasil no início desta semana e devem permanecer por 40 dias para trabalhos de campo com fiscais federais agropecuários da Superintendência Federal de Agricultura no Rio Grande do Sul (SFA/RS).

 

Os dados oficiais mostram que as exportações brasileiras de tabaco processado para o mercado chinês variam entre 60 mil e 70 mil toneladas por ano, representando divisas da ordem de US$ 500 milhões. ‘A não detecção da doença do mofo azul nas inspeções realizadas pelos técnicos do Ministério da Agricultura e da China representa a manutenção deste importante mercado comprador e, por conseguinte, a geração de empregos, renda e divisas para o País’, afirmou o superintendente federal de Agricultura, Francisco Signor.

 

Fonte: Estadão Conteúdo


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *