Junho é o melhor mês para as vendas de amendoim

Compartilhar

Festas juninas impulsionam comércio do grão em 25% sobre os demais meses do ano. Festas juninas alavancam as vendas de amendoim, melhor época para comércio do produto doce.

 

Junho é considerado o melhor período de vendas de amendoim pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), e concentra cerca de 30% do comércio anual.

 

As tradicionais festas juninas que se espalham pelo país dão suporte ao aumento, que em geral supera em 25% o restante do ano. “As indústrias estão bastante otimistas para este ano. A safra de amendoim foi muito boa e a demanda está aquecida”, diz André Guedes,vice-presidente do Departamento de Amendoim da Abicab.

 

Com a melhoria da renda do brasileiro e a ascensão de mais de 30 milhões de pessoas das classes D e E para a classe C, o consumo no mercado interno se mantém bastante aquecido.

 

Para atender o aumento do consumo neste período, empresas do setor investem alto em ações especiais e lançamentos de produtos que atendam ao gosto dos consumidores.

Anuncio congado imagem

 

A Dori, por exemplo, desenvolveu barracas cartonadas e modulares que podem ser adaptadas para pontos de vendas diversos, como pequenas lojas de conveniência, lojas maiores e hipermercados.

Já a Santa Helena tem como objetivo apresentar ao consumidor opções de produtos, aliando-os aos traços da cultura nordestina e homenageando o rei do baião Luiz Gonzaga.

 

De acordo com Guedes, os produtos ofertados durante as festas juninas são tradicionais, mas há inovação nas embalagens e nas formas que chegam ao consumidor final. Em geral, a maior demanda é por itens doces, que no ano passado superam em 16 mil toneladas em um único mês, volume semelhante ao que deve ser registrado este ano.

 

“A existência de eventos junto com as festividades juninas pode influenciar de maneira positiva o setor, como, por exemplo, a Copa do Brasil, que acontecerá em junho de 2014 e pode impulsionar as vendas do produto salgado”, diz. O segundo melhor momento do setor são as festas de fim de ano, quando cresce a demanda por “snacks” (aperivitos).

 

Fonte: Revista Globo Rural – Luciana Franco


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *