Ração balanceada é 20% mais barato

Compartilhar

Uma pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pecuária Sudeste) de São Carlos (SP) mostrou que a mudança na dieta do gado melhora a qualidade do leite produzido. A ração que tem menos proteínas é mais balanceada e o gasto para o produtor é 20% menor.

 

A pesquisa pode ajudar o produtor com a chamada nutrição de precisão. A dieta dos animais é composta por alimentos que são fontes de proteína, como farelo de soja, e fontes de energia, como o milho. Quando a pastagem é de boa qualidade, é possível mudar a ração e economizar.

“Reduzimos na ração concentrada a inclusão do farelo de soja, que é a fonte protéica, e proporcionalmente aumentamos a inclusão de milho, de forma que essa ração ficasse com menor teor de proteína. Como a inclusão do farelo de soja foi reduzida, essa ração também ficou mais barata”, explicou o pesquisador Alexandre Pedroso.
O bom pasto garante a proteína que foi retirada da ração e o pesquisador explicou que o foco não é ganhar aumento de produção. “É manter o desempenho dos animais, alimentando melhor e com uma ração mais barata”, destacou Pedroso.

No sítio do produtor rural Luís Bombarda são produzidos 100 litros de leite por dia. A base da alimentação das vacas é uma mistura de bagaço de laranja torrado, milho e alguns nutrientes. Além disso, elas também consomem o bagaço da cana e o pasto. “Vamos ver se a gente consegue, mas tem que mudar tudo, tem que fazer o que tem que ser feito através dos técnicos”, disse.

A melhor alimentação do gado no campo pode ter reflexos no supermercado. Segundo a pesquisa da Embrapa, o leite deve ficar mais nutritivo e com mais proteínas, o que significa maior qualidade para o consumidor. “A gente que é mãe, que tem bebe em casa, sabe o quanto é bom o leite e a gente tem que escolher bem para dar aos nossos filhos”, afirmou a vigilante Elisângela Pereira.

Anuncio congado imagem

Os testes já foram concluídos e o produtor interessado em aplicar a técnica no campo deve entrar em contato com a Embrapa. Outras informações pelo telefone (16) 3411-5600.

 

Fonte: G1 São Carlos e Araraquara


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!