Secretaria do PR aciona alerta para risco de geada

Compartilhar

O sistema detecta a geada com 48 horas de antecedência. Região Sul do país enfrenta onda de frio intensa com risco de geada. Clima frio pode prejudicar bastante as lavouras.

A agrometeorologista Heverly Morais explica que o sistema é uma parceria do Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, com o Simepar, Instituto Meteorológico do Paraná, que informa através de boletins diários a ocorrência ou não de geadas em todo o estado.

Apesar de hoje o sistema estar acessível para todo mundo, uma curiosidade é que ele foi criado inicialmente para alertar os cafeicultores. Plantas com até seis meses devem ser completamente enterradas e só devem ser desenterradas quando o Iapar informar. Plantas de seis meses a dois anos devem ser protegidas colocando bastante terra junto ao tronco. O cumprimento dessas orientações, garante 100% que o pé de café não vai se perder em função da geada.

O agricultores podem ter acesso ao serviço através do site do Iapar ou do Simepar. Basta fazer um cadastro e as informações podem ser recebidas inclusive via celular.

 

Fonte: Globo Rural


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *