Caracol aderem programa de recuperação de pastagem
Pecuaristas de Caracol aderem programa de recuperação de pastagem
Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS – Sistema Famasul) apresentaram o Programa Mais Inovação para cerca de 30 produtores rurais de Caracol. Com 15 vagas para atender pecuaristas daquela região, o programa que visa a recuperação de pastagens e inovações tecnológicas nas propriedades, recebeu 18 inscrições. A apresentação foi nessa sexta-feira (3), no sindicato rural do município.
Além da recuperação de pastagens, o Mais Inovação proporciona ao produtor rural, por meio de consultorias, a oportunidade de aumentar e diversificar sua produção, trabalhar com a integração de sistemas, melhorar a conservação do solo e água, melhorar a genética do rebanho e ainda possibilita a ampliação de arrendamento do pasto, aumentando as chances de financiamento com melhor gerenciamento da propriedade.
A consultoria ocorre durante um ano, com visitas mensais em áreas à partir de 50 hectares e sem limite máximo de tamanho. Em Caracol, a apresentação do programa foi realizada pelo diretor técnico do Sistema Famasul, Clodoaldo Martins, e pela coordenadora do Mais Inovação, Daniele Coelho, que esclareceram dúvidas dos produtores e apresentaram os casos de sucesso do programa, desenvolvido como projeto piloto há dez meses no município de Inocência e Aparecida do Taboado.
Segundo informações do senso agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Caracol tem aproximadamente 3.900 hectares de pastagens degradadas. “Nosso trabalho é prestar consultoria e auxiliar na recuperação das áreas degradadas, além de fomentar o desenvolvimento da gestão rural. Temos casos de áreas onde antes havia apenas 0,3 cabeça de gado por hectare de pasto e após a implantação do programa, o produtor hoje insere até duas ou mais cabeças de gado por hectare”, relata a coordenadora.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Caracol, Antônio Ferreira dos Reis, a chegada do Mais Inovação na cidade é uma grande oportunidade para os produtores rurais da região. “Nós temos que agradecer ao Senar pela oportunidade e aproveitar a chance de contar com este programa em nossa região. Vimos os resultados em outros municípios e sabemos da importância dos bons resultados que o Mais Inovação alcança”, destaca Reis.
Clodoaldo Martins, reforçou aos produtores presentes que o Mais Inovação atua de forma individual, considerando as necessidades de cada propriedade e produtor, o que torna o programa eficaz. “São avaliadas as características de cada propriedade e aquilo que cada produtor espera ou precisa, trabalhando a aptidão de cada região. É através destas características que já apresentamos resultados positivos em menos de um ano de implantação do programa”, avaliou.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











