Caracol aderem programa de recuperação de pastagem

Compartilhar

Pecuaristas de Caracol aderem programa de recuperação de pastagem

 

Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS – Sistema Famasul) apresentaram o Programa Mais Inovação para cerca de 30 produtores rurais de Caracol. Com 15 vagas para atender pecuaristas daquela região, o programa que visa a recuperação de pastagens e inovações tecnológicas nas propriedades, recebeu 18 inscrições. A apresentação foi nessa sexta-feira (3), no sindicato rural do município.

 

Além da recuperação de pastagens, o Mais Inovação proporciona ao produtor rural, por meio de consultorias, a oportunidade de aumentar e diversificar sua produção, trabalhar com a integração de sistemas, melhorar a conservação do solo e água, melhorar a genética do rebanho e ainda possibilita a ampliação de arrendamento do pasto, aumentando as chances de financiamento com melhor gerenciamento da propriedade.

 

A consultoria ocorre durante um ano, com visitas mensais em áreas à partir de 50 hectares e sem limite máximo de tamanho. Em Caracol, a apresentação do programa foi realizada pelo diretor técnico do Sistema Famasul, Clodoaldo Martins, e pela coordenadora do Mais Inovação, Daniele Coelho, que esclareceram dúvidas dos produtores e apresentaram os casos de sucesso do programa, desenvolvido como projeto piloto há dez meses no município de Inocência e Aparecida do Taboado.

 

Segundo informações do senso agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Caracol tem aproximadamente 3.900 hectares de pastagens degradadas. “Nosso trabalho é prestar consultoria e auxiliar na recuperação das áreas degradadas, além de fomentar o desenvolvimento da gestão rural. Temos casos de áreas onde antes havia apenas 0,3 cabeça de gado por hectare de pasto e após a implantação do programa, o produtor hoje insere até duas ou mais cabeças de gado por hectare”, relata a coordenadora.

Anuncio congado imagem

 

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Caracol, Antônio Ferreira dos Reis, a chegada do Mais Inovação na cidade é uma grande oportunidade para os produtores rurais da região. “Nós temos que agradecer ao Senar pela oportunidade e aproveitar a chance de contar com este programa em nossa região. Vimos os resultados em outros municípios e sabemos da importância dos bons resultados que o Mais Inovação alcança”, destaca Reis.

 

Clodoaldo Martins, reforçou aos produtores presentes que o Mais Inovação atua de forma individual, considerando as  necessidades de cada propriedade e produtor, o que torna o programa eficaz. “São avaliadas as características de cada propriedade e aquilo que cada produtor espera ou precisa, trabalhando a aptidão de cada região. É através destas características que já apresentamos resultados positivos em menos de um ano de implantação do programa”, avaliou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *