RS: Produção de soja poderá ficar acima da média

Compartilhar

Produção de soja poderá ficar acima da esperada no Rio Grande do Sul

 

A colheita da soja avançou significativamente nesta semana no Rio Grande do Sul, alcançando 90% do total semeado no Estado. Conforme o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado na quinta-feira (02/05), os rendimentos obtidos nesta fase final de colheita têm ficado acima da média, ultrapassando, em alguns casos, os 3 mil quilos por hectare.

 

O bom desempenho das lavouras poderá colocar a produção da atual safra acima da inicialmente estimada. Conforme o assistente técnico estadual em Soja da Emater/RS-Ascar, Alencar Paulo Rugeri, a projeção de uma safra superior a inicialmente projetada deve-se aos excelentes rendimentos das variedades de ciclo médio e longo. Em relação à comercialização da soja, as cotações da saca de 60 kg oscilam dentro de patamares considerados normais para a cultura.

 

Nesta semana, houve redução de 0,97% nos preços em relação ao período anterior, ficando em R$ 53,97. Com a colheita da soja praticamente concluída, a atenção dos agricultores volta-se para a retirada do milho das lavouras, etapa que deverá intensificar-se a partir de agora.

 

No momento, pouco mais de 80% do total cultivado no Estado com milho já foram colhidos. De maneira geral, a atual safra de milho está bastante adiantada se comparada com anos anteriores, fato que vem sendo observado ano após ano, com os produtores optando, cada vez mais, por variedades precoces. Outro fato a destacar é que nesta safra muitos agricultores – que costumavam repetir a área novamente com milho – este ano optaram por cultivar a soja devido aos bons valores da leguminosa. Como consequência, a quantidade de lavouras de milho plantadas no tarde (dezembro/janeiro) é bem menor. O número reduzido de lavouras em enchimento de grãos para esta época do ano (2%), se comparada à média histórica (11%), comprova essa tendência. Em relação às lavouras de milho já maduras, o bom clima observado recentemente, com chuvas regulares e temperaturas amenas, teve reflexos no potencial produtivo das áreas cultivadas, mantendo os rendimentos acima das expectativas iniciais.

Anuncio congado imagem

 

 Com o mercado abastecido e sem maiores preocupações quanto à falta de milho, os preços apresentam tendência de baixa. A cotação da saca de 60 kg registrou queda de 1,84% durante a última semana, ficando em R$ 24,05, quando negociada diretamente pelo produtor. Outro grão cuja colheita encaminha-se para o final é o arroz. Os produtores já colheram 95% da área semeada no Estado.

 

Os restantes 5% deverão ser finalizados em breve, uma vez que as lavouras já se encontram maduras e prontas para serem colhidas. As produtividades do arroz, assim como a qualidade dos grãos, mantiveram-se constantes, fazendo com que as expectativas de uma boa safra se concretizassem. O Estado deverá colher aproximadamente 8 milhões de toneladas.

 

Fonte: Emater


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!