Nestlé venderá negócios no méxico
O órgão mexicano de defesa da concorrência disse nesta segunda-feira, 15, que aceitou a proposta da Nestlé de vender a unidade de nutrição infantil da Pfizer no México para manter as condições de competição no mercado doméstico de alimentos para bebês.
Em 2012, a Nestlé superou a Danone na disputa para comprar os negócios globais de nutrição infantil da Pfizer por US$ 11,85 bilhões. No entanto, em novembro, a Comissão Federal de Concorrência (CFC) do México rejeitou a aquisição no país, alegando que daria à Nestlé uma fatia grande demais do mercado mexicano de alimentos para bebês, facilitando o reajuste dos preços.
A CFC afirmou que aceitou a proposta da Nestlé de vender o negócio da Pfizer no México para uma terceira empresa, não relacionada, a fim de garantir que as marcas de nutrição infantil permaneçam como um concorrente ‘independente e viável’ no mercado mexicano. Os ativos a serem vendidos pela Nestlé incluem a fábrica de alimentos infantis da Pfizer, força de vendas, equipe de operações e licenças de marcas exclusivas, conforme a comissão.
Ao rejeitar a aquisição no México no fim do ano passado, o CFC apontou que o negócio daria à Nestlé 71% do mercado de nutrição infantil de estágio 1 e 88% do mercado de nutrição infantil de estágio 2. A comissão estimou que isso teria permitido à Nestlé aumentar os preços de suas diferentes marcas entre 2,9% e 11,5%, dando espaço para concorrentes elevarem os preços em menor grau.
Fonte: Dow Jones.

