MT conhecem produção algodoeira da Austrália

Compartilhar

Pesquisadores de MT conhecem produção algodoeira da Austrália

Pesquisadores de Mato Grosso estão conhecendo o mercado de algodão na Austrália. Nesta semana, a comitiva esteve na Cotton Austrália, onde conheceu o funcionamento e, também, números sobre a indústria do algodão no país, considerado como um dos principais players do mercado internacional de algodão e ganha uma dimensão especial num momento em que o Brasil ? especialmente os produtores do oeste da Bahia – enfrenta prejuízos à lavoura decorrentes de lagartas-praga do gênero Helicoverpa.

O modelo australiano de cultivo de algodão é reconhecido mundialmente como um dos mais organizados, especialmente no que diz respeito ao manejo integrado de pragas (MIP). A Austrália, hoje, conta com cerca de 1,7 mil produtores em propriedades que chegam a, no máximo, 800 hectares. A maior parte das fazendas tem entre 50 e 150 hectares. A produção de algodão é feita de forma irrigada e a um custo médio de US$ 4 mil/hectare. O país é hoje o terceiro maior exportador de fibra do mundo e tem 70% de sua produção vendida à China. \”Conseguimos, com nossa infraestrutura logística, colher, processar e entregar algodão na China em um mês\”\”, disse a gerente regional da Cotton Australia, Sandy Young, Na safra 2012/13, a Austrália superou os Estados Unidos e a Índia no fornecimento de pluma à China, segundo o ICAC (Comitê Consultivo Internacional do Algodão).

Nesta semana, também, a comitiva esteve com a principal pesquisadora sobre Helicoverpa da Austrália. A visita encerra na terça-feira (9). O principal objetivo é reunir informações técnico-científicas e conhecer de perto a tecnologia australiana de produção de algodão, em diversas áreas do conhecimento agronômico ? melhoramento genético, qualidade de fibra, sistemas de produção, fitopatologia e entomologia, a fim de retornar em benefícios para a cotonicultura mato-grossense. Boa parte dos resultados deste intercâmbio científico será compartilhada com outros pesquisadores, produtores e demais atores da cadeia da cotonicultura no 9º Congresso Brasileiro do Algodão (9º CBA), que acontecerá em Brasília, de 3 a 6 de setembro, em Brasília.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *