Pintinhos faz produção de frango recuar
No PR, oferta de pintinhos cai e faz produção de frangos recuarem
Reflexos estão sendo sentidos agora, neste primeiro trimestre do ano. Em Cascavel, no oeste do Paraná, está localizada uma das maiores empresas do Brasil na produção de ovos férteis e pintinhos. Só ela é responsável por 10% de toda a produção nacional e todos os meses, saem de lá 40 milhões de ovos e 25 milhões de pintinhos com um dia de vida.
O ano passado, por causa da crise que atingiu o mercado de aves, a empresa teve que abater as matrizes produtoras. A redução foi de 12% acompanhando o cenário nacional e isso está mexendo com a oferta de ovos férteis e pintinhos no mercado.
“Houve um aumento na demanda do frango congelado e hoje não temos matéria-prima do frango de um dia”, explica o empresário Eduardo Kaefer.
A empresa está fazendo a reposição das matrizes, mas este é um processo demorado. A oferta só deve voltar ao normal no segundo semestre do ano.
Nos primeiros três meses, Paraná abateu quase 353 milhões de frangos, número 2% menor que o registrado no mesmo período do ano passado.
Na Cooperativa de Cascavel, a produção não foi reduzida. A Coopavel abate 200 mil aves por dia. Para o presidente, Dilvo Grolli, a queda na oferta de pintinhos pode ajudar a frear a expansão da produção, o que neste momento é muito bom para o setor. “O mercado está equilibrado, a oferta e a demanda de carne”, diz.
Em quantidade, o Brasil exportou, de janeiro a março deste ano, 7,5% menos que o negociado no mesmo período do ano passado.
Fonte: G1

