MAPA pode adotar vazio sanitário para deter praga
O diretor de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Cósam de Carvalho Coutinho, afirmou que o estabelecimento de ‘vazio sanitário’, período em que seria proibido o cultivo de lavouras, pode ser uma das medidas recomendadas para conter o avanço da lagarta Helicoverpa zea, também conhecida como lagarta da espiga do milho, que antes era uma praga secundária e neste ano já provocou prejuízo estimado em R$ 1 bilhão nas lavouras de algodão no oeste da Bahia.
Coutinho afirmou que o vazio sanitário está entre as ações emergenciais de controle da Helicoverpa que serão discutidas nos dias 3 e 4 de abril por especialistas num seminário que será promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele explicou que o aumento da incidência da lagarta, que migrou para as lavouras de algodão e soja, está associado a questões de manejo das lavouras que devem ser melhor estudadas, como o cultivo do milho transgênico (Bt). O milho Bt tem toxinas que matam as lagartas.
Em relação à autorização emergencial pelo governo federal de cinco defensivos agrícolas para controle da Helicoverpa (dois biológicos e três químicos), Coutinho afirmou que o prazo de uso previsto em lei é de 24 meses, que será suficiente para encontrar soluções para o controle da praga. Ele disse que os produtos já são registrados para outras culturas e que agora serão liberados para uso também em lavouras de soja e algodão.
A liberação dos cinco produtos foi aprovada pelo Comitê Técnico para Assessoramento de Agrotóxicos (CTA), formado por representantes dos ministérios da Agricultura, Saúde e Meio Ambiente. O comitê vai analisar a proposta dos produtores de importação de produtos à base do princípio ativo benzoato de emamectina, que em outros países tem sido eficientes para controlar a Helicoverpa.
Fonte: MAPA
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











