Grãos: aplicativo para celular que agiliza plantio

Compartilhar

Pesquisadores criam aplicativo que agiliza plantio de grãos

 

Software calcula área e a quantidade de sementes que serão utilizadas. Pedido de patente foi feito e em 6 meses programa pode ser disponibilizado.Estudantes e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Catalão, criaram um aplicativo para celular que está facilitando a vida dos produtores rurais de Catalão, no sul de Goiás. Com o programa instalado gratuitamente no aparelho, os agricultores podem medir o tamanho exato da área de plantio e saber inclusive a quantidade de sementes que serão utilizadas na lavoura.

 

“A pessoa vai caminhando na propriedade rural e marcando os pontos das fronteiras onde vai ser plantado. No final, o aplicativo soma a área total, mostra quanto de semente e insumos serão usados, o espaçamento entre as linhas e até o distanciamento das sementes na própria linha”, explica o coordenador do projeto, Vaston Gonçalves da Costa.

 

Segundo o estudante Cleriston Aparecido Dantas, para instalar o aplicativo basta que o aparelho tenha o sistema IOS ou Androide. “Depois verificar isso, a única ferramenta que o produtor precisa é ter um GPS no aparelho. Porém, ele pode pegar os pontos até mesmo sem o programa”, afirma o universitário.

 

O coordenador do projeto ressalta a economia que pode ser realizada com a utilização do aplicativo. “Com ele é possível ter diminuição dos custos, pois evita a contratação de técnicos para fazer a medição e os cálculos da plantação. Além disso, reduz o tempo na realização de todo procedimento”, enfatiza Vaston Gonçalves da Costa.

Anuncio congado imagem

 

Reconhecimento

Todos os envolvidos na criação do aplicativo estão celebrando os resultados da ferramenta. O projeto ficou em 2º lugar em um prêmio nacional de pesquisa. “A gente mostra para os estudantes que o que é produzido na universidade pode chegar até a comunidade”, declara o coordenador do projeto Vaston Gonçalves da Costa.

 

Além dele, os estudantes ressaltam a importância de contribuir para o desenvolvimento tecnológico na zona rural. “Estamos muito felizes por estar contribuindo com os produtores. É uma inovação para eles e um pontapé do que vai vir ainda”, salienta Elizabeth Cristina Fortunato.

 

A colega dela ainda declara: “Pra gente é bem gratificante ver o aplicativo funcionando depois de um ano de muito trabalho”, diz Fernanda Bontempo Faria. De acordo com a UFG, o pedido de registro do software foi realizado e o tempo de aprovação do produto é aproximadamente seis meses.

 

 

Fonte: Portal Catalão

 

 


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *