Aves: cuidados com o manejo podem evitar doenças
Cuidados com o manejo das aves no verão podem prevenir doenças, manter a temperatura ideal de criação é um desafio com a chegada da estação mais quente do ano.
Com a aproximação do verão, os cuidados com o plantel exigem maior atenção no manejo das aves. Nesse período, é mais difícil conseguir manter a temperatura ideal para cada fase de criação e as falhas podem prejudicar o empenho das aves, além de facilitar o aparecimento de doenças respiratórias e intestinais, levando a quadros de mortalidades.
A hipertermia – elevação da temperatura corporal – é uma das principais causas da mortalidade das aves nesse período. Como as aves não conseguem perder o calor via suor como os humanos, elas precisam resfriar seus órgãos internos pela evaporação ou bebendo água. Caso ela esteja fora de sua temperatura de conforto, o consumo de água é maior e a frequência respiratória aumenta, o que leva a exaustão física, gerando grandes perdas de peso e a consequente mortalidade.
Para buscar a temperatura ideal para criação das aves, equipamentos de resfriamento como ventiladores, exaustores, nebulização e placa evaporativa precisam ser usados a fim de garantir o bom desempenho das aves.
De acordo com o veterinário do Grupo GTFoods, Ricardo Tolomeotti, é preciso posicionar corretamente os ventiladores, assim como controlar a quantidade exata para cada aviário.
– Evitar a incidência de vento direto nas aves também é muito importante – completa.
Segundo o especialista, os nebulizadores necessitam estar limpos e sem gotejamento, em número correto e na posição transversal, além de estarem distribuídos de maneira uniforme por toda forração. O mau uso desses equipamentos pode aumentar excessivamente a umidade da cama e causar sérias consequências às aves, como quadro de enterites, problemas respiratórios, calo nas patas e até morte.
Outra dica é trocar periodicamente a água dos bebedouros, principalmente nas fases iniciais, evitando que esquente e cause diarreia nas aves. Além disso, é preciso ficar atento com a vazão correta de água para cada fase de criação.
Fonte:Ruralbr, com informações do Grupo GTFoods

