Café faz bem para o coração

Compartilhar

Cafezinho traz benefícios para a saúde, afirmam médicos, entre eles o doutor Drauzio Varella

 

Saboroso, quentinho, cheiroso, adocicado ou natural, o cafezinho nosso de cada dia além de agradar ao paladar e ao olfato [por que não?] também faz bem para a saúde, especialmente a do coração. É o que mostram estudos e afirmam médicos. “Dizer que o café faz mal é mito, a bebida não traz malefícios, ao contrário, traz benefícios para a saúde”, diz o doutor Drauzio Varella, médico cancerologista formado pela Universidade de São Paulo (USP).
“Nenhum estudo científico até hoje conseguiu associar o café a doenças cardiovasculares. Na verdade, estudos dos últimos 20 anos apontam que o café é protetor do coração”, destaca.

 

Propriedades nutracêuticas
De acordo com o médico Miguel Moretti, doutor em cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP, o café tem substâncias, entre elas, fitosteróis e polifenóis antioxidantes, chamados de ácidos clorogênicos, que têm propriedades nutracêuticas benéficas para o coração.

 

“Elas reduzem a formação de placas nas artérias, diminuindo os riscos de doenças coronárias”, ressalta o doutor Drauzio. “O café melhora a atividade vascular”, acentua Moretti. A cafeína, muitas vezes tida como vilã por certo poder viciante, é apenas 2% das substâncias presentes ao café, que é composto ainda por potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros nutrientes e minerais.

 

Pressão arterial
Segundo Moretti, o café não provoca hipertensão, arritmia, taquicardia, colesterol ou infarto do miocárdio. O cardiologista explica que a bebida atua na pressão arterial da mesma forma que uma corrida. “Quando corremos há uma elevação natural da pressão, que volta ao estágio inicial com o fim da atividade. Isso não quer dizer que a pessoa que corre ficará hipertensa. O mesmo raciocínio vale para o café”, afirma.

Anuncio congado imagem

Um dos estudos que comprovam os benefícios do café para a saúde foi publicado neste ano na “The New England Journal of Medicine”, a revista médica de maior circulação. O trabalho, conduzido por um grupo norte-americano dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), assinalou que tomar café reduziu a mortalidade por diabetes, doenças cardiorrespiratórias e AVC (acidente vascular cerebral), entre os indivíduos pesquisados.

 

Consumo
Além dos benefícios ligados à saúde, o consumo diário e moderado do café também é bom para o cérebro, pois a bebida estimula o sistema de vigília, aumenta a atenção, a concentração e a memória. “O ideal é tomar entre quatro a cinco xícaras por dia”, recomenda Moretti. “No contexto de uma vida saudável, o café pode ser consumido com liberdade”, garante o doutor Drauzio.

 

Fonte: Sou Agro – Ronaldo Luiz


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *