canasul 2012
Brasil e Paraguai firmam cooperação na área sucroenergética
Representantes da Fiems (Federação das Indústrias de MS), da Prefeitura de Dourados e do Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai assinaram nesta terça-feira (23) pela manhã, dentro do 6º Canasul & 2ª Feira Agrometal, um termo de cooperação para o desenvolvimento da indústria sucoenergética paraguaia.
A assinatura foi concretizada após o ‘Encontro Brasil Paraguai’, promovido pela Fiems. Além de um grupo de 24 empresários e dirigentes paraguaios – integrantes da ‘Missão Técnico-Empresarial do Paraguai a Dourados’ – empresários brasileiros participaram da reunião, no auditório 4.
O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi, Bergson Amarilha, abriu a reunião destacando a importância do estreitamento das relações entre Brasil e Paraguai, trabalho iniciado em 2009. As discussões ocorrem entre a Fiems e a Rediex (Rede de Inversiones y Esportaciones).
O vice-presidente regional da Fiems, Sidnei Piteri Camacho, apresentou os números da indústria sul-mato-grossense. Ele destacou o crescimento industrial local que passou de 7.615 indústrias em 2007 para 10.342 em 2012.
As exportações da indústria, segundo ele, passaram de US$ 663 milhões em 2007 para US$ 2,97 bilhões em 2012. Hoje, a indústria representa 18,48% do PIB (Produto Interno Bruto) sul-mato-grossense. Sidnei estima que o PIB industrrial cresça 5,11% em 2012 e 17% em 2014, em função das novas indústrias que estão em instalação na cidade.
A cooperação vai ajudar a melhorar a tecnologia na indústria e produção de cana no Paraguai. Hoje, lá apenas entre 10 e 15% da produção de cana tem colheita mecanizada, enquanto que na região de Dourados é de 93%.
O Brasil também vai ajudar o Paraguai a melhorar as suas variedades de cana, favorecendo a produtividade. Também vai ajudar a qualificar mão de obra, através de parceria com o Senai. O modelo de qualificação implantado em Dourados será utilizado.
POLO SUCROENERGÉTICO
parceria Brasil e Paraguai se intensificou a partir do estreitamento das relações do município de Dourados com o Paraguai. Dourados está implantando um polo de manutenção e serviços para as usinas e pretende atender também o Paraguai.
Assinaram o termo pelo Brasil Sidnei Piteri Camacho, da Fiems, e o prefeito Murilo. Pelo Paraguai, o documento foi assinado por Juan Carlos Morinigo, do Ministério de Indústria e Comércio, e Cesar Rodriguez, do Centro Industrial de Cana e Álcool.
Fonte: www.eventostur.com
Roborock Saros Rover é a nova fronteira da limpeza doméstica automatizada, trazendo uma tecnologia híbrida…
O sistema de reparo do DNA funciona como uma unidade de manutenção ultra-sofisticada que monitora…
O chapéu de peão está sob forte fiscalização do Ministério do Trabalho, que exige a…
Replicação do DNA é o processo biológico fundamental onde máquinas microscópicas copiam o código genético…
Trator elétrico John Deere é a nova aposta da gigante do setor para transformar a…
A colheita de mandioca com roçadeira é um método que tem dividido opiniões entre produtores…
This website uses cookies.