Brasil e Paraguai firmam cooperação

Compartilhar

Brasil e Paraguai firmam cooperação na área sucroenergética

Representantes da Fiems (Federação das Indústrias de MS), da Prefeitura de Dourados e do Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai assinaram nesta terça-feira (23) pela manhã, dentro do 6º Canasul & 2ª Feira Agrometal, um termo de cooperação para o desenvolvimento da indústria sucoenergética paraguaia.

 

A assinatura foi concretizada após o ‘Encontro Brasil Paraguai’, promovido pela Fiems. Além de um grupo de 24 empresários e dirigentes paraguaios – integrantes da ‘Missão Técnico-Empresarial do Paraguai a Dourados’ – empresários brasileiros participaram da reunião, no auditório 4.

O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi, Bergson Amarilha, abriu a reunião destacando a importância do estreitamento das relações entre Brasil e Paraguai, trabalho iniciado em 2009. As discussões ocorrem entre a Fiems e a Rediex (Rede de Inversiones y Esportaciones).

O vice-presidente regional da Fiems, Sidnei Piteri Camacho, apresentou os números da indústria sul-mato-grossense. Ele destacou o crescimento industrial local que passou de 7.615 indústrias em 2007 para 10.342 em 2012.

Anuncio congado imagem

As exportações da indústria, segundo ele, passaram de US$ 663 milhões em 2007 para US$ 2,97 bilhões em 2012. Hoje, a indústria representa 18,48% do PIB (Produto Interno Bruto) sul-mato-grossense. Sidnei estima que o PIB industrrial cresça 5,11% em 2012 e 17% em 2014, em função das novas indústrias que estão em instalação na cidade.

A cooperação vai ajudar a melhorar a tecnologia na indústria e produção de cana no Paraguai. Hoje, lá apenas entre 10 e 15% da produção de cana tem colheita mecanizada, enquanto que na região de Dourados é de 93%.

O Brasil também vai ajudar o Paraguai a melhorar as suas variedades de cana, favorecendo a produtividade. Também vai ajudar a qualificar mão de obra, através de parceria com o Senai. O modelo de qualificação implantado em Dourados será utilizado.

POLO SUCROENERGÉTICO
parceria Brasil e Paraguai se intensificou a partir do estreitamento das relações do município de Dourados com o Paraguai. Dourados está implantando um polo de manutenção e serviços para as usinas e pretende atender também o Paraguai.

Assinaram o termo pelo Brasil Sidnei Piteri Camacho, da Fiems, e o prefeito Murilo. Pelo Paraguai, o documento foi assinado por Juan Carlos Morinigo, do Ministério de Indústria e Comércio, e Cesar Rodriguez, do Centro Industrial de Cana e Álcool.

 

Fonte: www.eventostur.com 


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!