Produção de uva orgânica

Compartilhar

Esta edição do Dia de Campo na TV vai ao ar no dia 26 de outubro pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h. E no dia 28 de outubro, às 7h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprises aos domingos, às 17h, terça-feira, às 11h30, quinta-feira, às 15h, e sábado, às 7h.

 

Há oito anos, a Embrapa Uva e Vinho pesquisa e acompanha o cultivo da uva niágara, visando desenvolver um sistema de produção orgânica sem o uso de agroquímicos, que produza uma fruta mais saudável e saborosa e com rentabilidade para os produtores.

Ao longo do período foi desenvolvido um pacote completo de recomendações técnicas que está baseado em três pilares: manejo do solo, manejo de doenças e pragas e manejo da planta, que garantem além da produção orgânica um aumento na produtividade.

As pesquisas para melhorias no sistema de produção orgânica da niágara foram desenvolvidas em parreirais com e sem cobertura plástica, usando apenas produtos permitidos pela norma nacional de produção orgânica. Além de obter uma produção limpa, a equipe comemora a alta produtividade do sistema: estão sendo obtidas 47 toneladas de uva por hectare no cultivo orgânico com cobertura plástica e 29 toneladas no sem cobertura, enquanto que no cultivo convencional, a média é de apenas 20 toneladas por hectare.

Esse sistema orgânico tem atraído a atenção de produtores, técnicos e pesquisadores. “Embaixo dos parreirais, durante os dias de campo para apresentar o sistema de cultivo orgânico e auxiliar na sua adoção, o interesse aumenta ainda mais ao ver os resultados. Os cachos de uva enchem os olhos, as bagas são maiores e os cachos chegam a pesar 340g, enquanto na produção convencional a média é de 180g”, diz o pesquisador George Wellington Bastos de Melo.

Anuncio congado imagem

O Dia de Campo na TV sobre Produção de uva orgânica foi produzido pela Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Outras emissoras que transmitem o DCTV
TV Educativa de São Carlos – SP (canal 48) – quinta-feira, às 18h
TV Sete Lagoas – MG (canal 13) – quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h
TV Itararé Campina Grande – PB – sábado, às 8h
TV Rio Preto Unaí – MG – sábado, às 10h e domingo às 13h
TV Agromix Campo Grande – MS – http://www.agromix.tv
TV Coop Fecoagro – SC – www.fecoagro.coop.br

 

Saiba mais sobre a programação no site http://www.embrapa.br/diacampo e confira as reportagens na Videoteca Embrapa http://www.youtube.com/user/VideotecaEmbrapa
A Embrapa Informação Tecnológica também comercializa os DVDs com o programa completo pela Livraria Embrapa, pelo telefone (61) 3448 4236 e 3340 9999 ou http://www.embrapa.br/liv.

Mais informações:
Embrapa Uva e Vinho
http://www.cnpuv.embrapa.br
Viviane Zanella – jornalista (MTb 14004)
E-mail: viviane@cnpuv.embrapa.br
Telefone: (54) 3455 8084


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *