Aneel aprova operação de 14 parques eólicos
A Renova Energia informou nesta terça-feira que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou despachos atestando que os 14 parques eólicos da companhia que tiveram energia vendida no 2º leilão de energia de reserva (LER) de 2009 estão aptos a operar.
Dos 14 parques, no entanto, apenas quatro foram considerados pela Aneel aptos a operar a partir de 1º de julho, data prevista contratualmente. A Renova informou que está em contato com a agência reguladora para obter esclarecimentos a respeito dos critérios utilizados na determinação da data de reconhecimento da operação dos parques eólicos, uma vez que a companhia entende que todos os parques estavam aptos a operar na data prevista.
As centrais eólicas Alvorada, Candiba, Guanambi, Guirapá, Igaporã, Ilhéus, Licínio de Almeida, Nossa Senhora da Conceição, Pajeú do Vento, Pindaí, Planaltina, Porto Seguro, Rio Verde e Serra do Salto formam o maior complexo eólico da América Latina, o Alto Sertão I, segundo a Renova.
Os 14 parques possuem uma capacidade instalada de 294,4 MW e energia vendida de 127 MW médios. Segundo a Renova, com a publicação dos despachos no Diário Oficial da União, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) está autorizada a efetuar os pagamentos à empresa nos termos dos contratos assinados em 2010 entre a CCEE e as Sociedades de Propósitos Específicos (SPEs) estabelecidas como produtoras de energia elétrica pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
(Agência Estado, 2/10/12)
