Plantio de mandioca entre fileiras de bananeira tipo terra

Compartilhar

Essa situação se acentua ainda mais, a depender do preço de cada um dos produtos no mercado. No caso de mandioca destinada ao fabrico de farinha de mesa, em que o preço das raízes varia ao longo do ano, é esperado que as áreas com mandiocais sejam substituídas por bananeiras, que apresentam preços mais competitivos. Uma alternativa sugerida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA) seria cultivar a mandioca entre as fileiras de bananeiras. Este é o tema do Prosa Rural desta semana que tem a participação do pesquisador Jaéveson Silva.

A Casa Familiar Rural e a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves, Bahia, têm estimulado a consorciação de bananeira cv. Terra (Musa spp., AAB) com a mandioca, considerando a flutuação de preço da mandioca numa região considerada como farinheira.

As plantas perenes, no caso da bananeira, não dão retorno econômico na fase de estabelecimento e tem, na fase inicial de crescimento, eficiência baixa no aproveitamento da energia solar, da água, dos nutrientes e do espaço. A colheita da bananeira tipo Terra, cv. Maranhão, comum na região, tem início a partir dos 20 meses de idade da planta.

Os sistemas consorciados, quando adequadamente arranjados considerando os tipos de plantas, tempo e espaço, representam aumento na eficiência de uso da terra, além da diversificação de culturas na área e obtenção de pelo menos dois produtos para comercialização. Altas produtividades de mandioca podem ser obtidas, em consórcio, quando sua implantação for realizada nos primeiros estádios de desenvolvimento da bananeira.

Preferencialmente, deve-se plantar a mandioca na mesma época da bananeira, com atraso de até um mês. Plantios de mandioca em áreas já estabelecidas com bananeiras têm sido praticados por agricultores, no entanto, ocorrendo crescimento excessivo das plantas (estiolamento) e menor produtividade de raízes.


Saiba mais sobre o tema desta semana ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

fonte:portal do agronegocios


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!