Meteorologia: Previsão do tempo para todo o Brasil 12/03/11
Chuvas diminuem no Sul, Centro-Oeste e parte do Norte
Ainda há chance de temporais em áreas do Sudeste e Nordeste.
SÁBADO, DIA 12
Sul
As chuvas voltam a ficar isoladas. As precipitações atingem o sul e nordeste do Rio Grande do Sul, a costa de Santa Catarina e o litoral, norte e oeste do Paraná. Há risco de chuva forte no extremo sul do Rio Grande do Sul. A temperatura entra em elevação e, finalmente, espera-se um dia quente em todo o Estado, inclusive na costa do Paraná e de Santa Catarina.
Sudeste
As chuvas atingem a maior parte do Sudeste, com exceção do interior de São Paulo. Temporais atingem o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Em Bambuí, Minas Gerais, o acumulado chega aos 165 milímetros, passando a média de todo o mês de março. A temperatura permanece baixa em boa parte da região. Apenas no oeste de São Paulo e no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, o calor predomina.
Centro-Oeste
Destacamos o término temporário da invernada em todo o Mato Grosso. A umidade está migrando para o leste do Brasil e, por consequência, espera-se tempo seco no centro e oeste de Mato Grosso e em boa parte de Mato Grosso do Sul. Já no leste e norte de Mato Grosso, ainda chove forte, porém apenas no fim do dia. Em Goiás, a invernada prossegue, com tempo fechado, chuvoso e temperatura máxima baixa.
Nordeste
No sábado, a situação pouco muda e chuvas generalizadas atingem a maior parte do Nordeste. Apenas entre o nordeste da Bahia e o Rio Grande do Norte, o tempo permanecerá seco e ensolarado. Intensos temporais atingem o sul da Bahia. Em sete dias, as simulações indicam acumulado próximo de 350 milímetros na região de Caravelas, ou seja, três vezes maior que a média de março. O calor predomina em boa parte da região, com exceção de partes do sul, centro e oeste da Bahia, além do sul do Maranhão e do Piauí.
Norte
A chuva forte fica ainda mais a leste. Com isto, as precipitações enfraquecem no Acre, boa parte de Rondônia e em todo o centro e oeste do Amazonas. Já os temporais atingem Roraima, leste do Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins. Em Apuí, no Amazonas, o acumulado chega aos 185 milímetros ou 45% da média de março. O excesso de nuvens deixa a temperatura máxima baixa em boa parte da região.
Confira a previsão para os próximos dias
Sul
No domingo, uma frente fria avança pela Região Sul, trazendo chuva generalizada, mas com baixo acumulado. A temperatura máxima despenca na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Já na segunda, dia 14, a possibilidade de chuva diminui, mas a temperatura continua caindo. Em algumas localidades do sul do Rio Grande do Sul, a mínima já chega aos 8°C. Já a máxima não passa dos 24°C na maior parte da região Sul. Entre 15 e 19 de março, a previsão é do retorno da chuva e da elevação da temperatura. A chuva atinge preferencialmente o Rio Grande do Sul.
Sudeste
Prosseguem os temporais sobre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais no domingo. Na segunda, a chuva forte fica restrita ao norte de Minas Gerais. Entre 15 e 19 de março, a previsão já é de pouca chuva na maior parte do Sudeste. Apenas no norte de Minas Gerais, ainda há risco de temporais.
Centro-Oeste
Volta a chover em boa parte da região Centro-Oeste no domingo, com destaque para elevado acumulado de chuva no leste de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso do Sul. Na segunda, as chuvas fortes atingem o centro e norte de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul. Entre 15 e 19 de março, a previsão é de chuva forte e nova invernada no centro, norte e oeste de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e norte e oeste de Mato Grosso do Sul.
Nordeste
No domingo, a situação pouco muda e as chuvas fortes atingem o litoral sul da Bahia, oeste do Piauí e o Maranhão. Na segunda, prosseguem os temporais sobre o Maranhão, Piauí, Ceará, oeste de Pernambuco e Bahia. Entre 15 e 19 de março, prosseguem as chuvas generalizadas sobre boa parte da região, inclusive o nordeste da Bahia, Sergipe e boa parte de Alagoas. Apenas na zona da mata norte de Alagoas, no leste de Pernambuco e no leste da Paraíba, o risco de chuva será menor.
Norte
No domingo, os temporais ficam mais confinados e atingem o Tocantins, Pará e Amapá. Na segunda, os temporais praticamente cessam sobre a região Norte. As chuvas fortes atingem apenas o sul do Tocantins e o norte do Amapá. Entre 15 e 19 de março, no entanto, as chuvas fortes retornam lentamente e atingem o Acre, Rondônia, Pará, Tocantins e Amapá.
Fonte: Somar Meteorologia

