Um novo olhar para 2011
Passamos por duas grandes guerras mundiais, sem nenhuma razão, a não ser a ganância do ser humano. Vivemos, hoje, dias de muita preocupação com a segurança, saúde, alimentação, emprego e educação.
O ano novo se aproxima de forma célere. Não há maneira de fazer com que a chegada de 2011 seja mais lenta ou que, momentaneamente, pare. O tempo não espera! Paramos e ele se vai… Algum tempo depois, verificamos que aqueles que continuaram e colaboraram com o tempo se encontram tão distantes que não podem ser alcançados.
Mas, que é o tempo se não uma criação do ser humano? Porque não determinamos que o dia tenha 30 horas, a semana com 10 dias; o mês com 50 dias e o ano com 500 dias? Vivemos de forma apressada e acelerada. Esquecendo de compromissos firmados com nós mesmos e com aqueles que se encontram em nossa volta no dia a dia. Qual a razão e o significado de tudo isso? Ao expirar mais um ano é chegado o momento de uma pausa para reflexões.
O que fizemos, o que deixamos de fazer e porque não fizemos? As perguntas não calam, como não calam as nossas angústias, as nossas decepções com as pessoas, com nossas atitudes e conosco, por nossos fracassos e nossas incompreensões. Ao buscarmos nossa renovação interior devemos nos ater aos valores que são fundamentais para nossa própria saúde física, mental e espiritual.
Ao fazermos a catarse de maus pensamentos, idéias, atos e propósitos estaremos colaborando para diminuir a poluição de pensamentos negativos que só promovem a destruição. A busca incessante de novas idéias, a pratica de atos e comportamentos de compreensão, amizade, companheirismo e solidariedade trarão benefícios em todos os ambientes que frequentamos e agregará pontos positivos a esta nossa breve passagem pelo planeta Terra.
Este 2010 foi mais um ano de muitos sacrifícios e lutas, mas também foi um ano marcante na política brasileira com a eleição da primeira mulher para a Presidência da República Federativa do Brasil. Foi o ano da retomada das comunidades cariocas que viviam sob o comando de milícias, contrabandistas e traficantes. Enfim, não se há apenas de lamentar, mas também de comemorar os bons acontecimentos.
Ano novo, vida nova. Esperanças que se renovam. Não percamos a esperança nunca, pois é ela que nos dá energia para continuar lutando em busca da realização dos nossos ideais.
Tenhamos fé inabalável para conquistar tudo aquilo que almejamos, sem que tenhamos que passar por cima de ninguém. Busquemos aquilo que deve ser realmente nosso, por nossos méritos; o que é diferente do que se consegue por meio de subterfúgios e desonestidade.
Ao apagar as luzes deste 2010 é chegado o momento de fazermos o balanço do que passou. Se o saldo for positivo daremos graças a DEUS; se negativo, vamos identificar onde erramos a fim de evitarmos novos tropeços e desajustes. Mas também é hora de planejarmos o nosso futuro ou de pelo menos pensarmos no que realizaremos em 2011, já que o futuro é muito mais longo que os 365 dias desta nova etapa de nossas vidas.
Brindemos uma nova era em que sejamos peças fundamentais e sujeitos pró-ativos de mudanças para melhor, no trabalho, na família, na profissão e na sociedade.
Que o próximo ano seja ainda melhor do que os mais belos momentos de 2010, com muita alegria, felicidades, paz e saúde. No balanço, que os momentos de felicidade somem um número maior do que os momentos de tristezas.
Que encontremos força e energia para vencermos todos os obstáculos, com fé, segurança e lealdade.
FELIZ NATAL e FELIZ ANO NOVO.
Médico Veterinário Benedito Fortes de Arruda
Presidente CFMV

