Biogénesis-bagó doa vacina de combate à febre aftosa ao fesa
Nesta terça-feira (07/12), a Biogénesis-Bagó, empresa de sanidade animal doou 50 mil doses da vacina Aftogen Óleo para combate à febre aftosa ao Fesa – Fundo Emergencial de Sanidade Animal do Estado de Mato Grosso. As vacinas doadas serão levadas aos produtores bolivianos que possuem fazendas na fronteira com o Brasil para uma aplicação assistida pelos técnicos do Indea – Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso. O evento ocorreu na Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato).
Para o diretor Geral da Biogénesis-Bagó no Brasil, Diptendu Sen, esta ação mostra a importância da parceria entre os produtores rurais, as entidades governamentais e a empresa no combate e erradicação da febre aftosa. “Para nós é uma satisfação poder participar da proteção ao rebanho bovino do estado do Mato Grosso.”
O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea- MT), Valney Souza Corrêa, disse que a grande economia do PIB do Mato Grosso está baseada na pecuária. “São 27 milhões de cabeça de gado dentro do nosso estado, precisamos estar junto ao pecuarista para desenvolver ações e atender de forma eficiente tanto o produtor do nosso estado, quanto nossos parceiros da fronteira”.
Também estavam presentes ao evento representantes do Comitê Internacional Misto Brasileiro Boliviano (CIMBB), entidade criada recentemente para dar continuidade às ações de combate à febre aftosa na região de fronteira entre os dois países. A comissão é formada por várias instituições bolivianas e brasileiras, entre elas a Famato.
O Mato Grosso tem 780 km de fronteira seca com a Bolívia. Destes, 15km são vigiados para que o vírus da aftosa não transite em ambos os territórios. Nesta área existem cerca de 1600 propriedades rurais, com aproximadamente 630 mil bovinos. Por conta do longo período de seca no Mato Grosso este ano, o prazo para vacinar o rebanho e para comunicar a ação ao Indea – MT foi prorrogado para até o dia 15 dezembro.
Sobre a Biogénesis-Bagó
A Biogénesis Bagó está no mercado veterinário há quase 80 anos. A empresa foi formada pela fusão de duas grandes empresas de saúde animal – Biogénesis e San Jorge Bagó. Ambas já com uma longa história de sucesso e de serviços em sanidade animal em mercados farmacêuticos especializados.
A Biogenesis-Bagó está entre as maiores produtoras de vacina contra a Febre Aftosa da América Latina. Atualmente, a empresa possui três plantas industriais. Duas plantas são dedicadas à produção de vacinas e a terceira fabrica produtos farmacêuticos. A empresa emprega, atualmente, cerca de 600 trabalhadores dedicados à produção, pesquisa & desenvolvimento e em garantia & controle de qualidade.
A Biogénesis-Bagó opera sob um sistema de Controle de Qualidade que é certificado em conformidade com a norma ISO 9001:2008 pela TÜV CERT da Alemanha. As instalações da empresa atuam com biossegurança nível NBS 3A normas que são utilizadas na fabricação das vacinas de febre aftosa.
Em 2006 a Biogénesis-Bagó marcou mais uma vez sua presença mundial ao tornar-se responsável em prover o Banco de Antígenos e vacinas contra febre aftosa para a América do Norte (EUA, México e Canadá). Significa dizer que qualquer foco da doença em um destes países, a Biogénesis-Bagó será responsável pela formulação da vacina, que deverá ser enviada ao país em 72 horas. A empresa também faz parte do banco de antígenos da Argentina desde 2000. Em 2009 a Biogénesis-Bagó realizou a primeira exportação em grande escala de antígenos concentrados para o Banco Norte Americano de Controle e Vacinas contra a Febre Aftosa (NAFMDVB). Esta é a primeira exportação depois de se aprovar controles de segurança, pureza e potência frente ao desafio com vírus ativo.
O portfólio de produtos da empresa se concentra em animais de grande porte, com ênfase especial nos bovinos. A capacidade de produção anual da vacina contra a febre aftosa em formulações diversas para a América Latina é de 200 milhões de doses. Além disso, a empresa produz vacinas virais e bacterianas para a prevenção de síndrome respiratória e reprodutiva, doenças clostridiais, anti-rábica (canina e bovina), e leptospirose. A capacidade de produção combinada destas vacinas é de 100 milhões de doses por ano.
A linha de produtos farmacêuticos é especializada para animais produtores de alimentos, com um foco especial em bovinos (carne e leite). Outros produtos típicos da carteira de produtos farmacêuticos incluem os antibióticos e uma nova formulação para impedir a metástase pós-cirúrgica em cadelas com carcinoma da glândula mamária.
A Biogénesis-Bagó possui mais de 600 produtos registrados em 20 países, a maioria deles na América Latina. Alguns são registrados em países da Ásia e Europa Oriental.Nos últimos sete anos a empresa aumentou as suas vendas acima de 70%. O objetivo para 2010 é aumentar as vendas em mais de 10%.
Nesses anos de trabalho e pesquisa, a Biogénesis-Bagó se tornou uma empresa líder do setor pecuário, que pode demonstrar grandes conquistas na luta contra a febre aftosa. Uma delas é a obtenção de registros e comercialização de sua vacina em diferentes países. A empresa participa ativamente no controle da doença na América do Sul.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











