COPAAERGS discute os efeitos do La Niña

Compartilhar

Ainda é cedo para falar em perdas nas lavouras pela falta de recursos hídricos. A afirmação é da equipe do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (COPAAERGS), que se reuniu quinta-feira (2). O secretário da Agricultura, Gilmar Tietböhl, participou da abertura da reunião.

Tietböhl agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Conselho e destacou a relevância do assunto a ser discutido durante a reunião. ?A preocupação com o fenômeno La Niña e as conseqüências às plantações foram inclusive pauta de uma reunião ocorrida na última segunda-feira (29), com o Governo eleito, quando analisamos as medidas que estamos tomando e as que podem ser concretizadas a partir de janeiro para auxiliar a agropecuária, comentou o Secretário.

Durante a reunião, foram apresentados o comportamento das lavouras frente as condições climáticas, bem como o prognóstico de chuvas para dezembro, janeiro e fevereiro. De acordo com o técnico da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), José Inácio Pereira da Silva, a preocupação maior é com a região sul do Estado, pois a expectativa é de que as precipitações nos três meses fiquem abaixo da normal.

Em janeiro, a região norte terá chuvas dentro da média, sendo que dezembro e fevereiro também ficarão abaixo da normal?, salienta José Inácio.

O técnico lembra que é muito cedo falar em perdas para a lavoura. ?Cada cultura tem o que chamamos de período crítico, quando ocorre o seu maior desenvolvimento. Esses momentos ainda não aconteceram em nenhuma das culturas de verão. Portanto, é preciso passar esses estágios, para que daí sim o panorama seja avaliado?, explica o engenheiro-agrônomo.

Anuncio congado imagem

 

Fonte: Copaaergs


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!