Contribuição do Funrural poderá ser suspensa aos produtores
A cobrança foi julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A alíquota de 2,3%, retida pelas indústrias, incide sobre a receita bruta da venda de qualquer produção, sendo agrícola ou pecuária. Em Mato Grosso, o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que os produtores tenham a receber R$ 442 milhões referente somente à contribuição feita em 2009.
De acordo com o advogado tributarista, Nilo Zardo, para garantir a suspensão do imposto, por meio de ação judicial, os produtores – pessoa física – devem juntar as notas fiscais de venda ou declaração de IRPF, podendo ser ainda cópia do livro fiscal onde consta o valor total da venda. Além disso, o especialista aponta que os produtores podem pedir a devolução do que foi descontado no prazo de 7 anos anteriores. De acordo com ele, o ressarcimento do crédito pendente pode ultrapassar R$ 80 mil por produtor. Por outro lado, ele aponta que o produtor familiar, que não tem nenhum empregado terá que recolher o Funrural sobre as suas vendas para não perder a aposentaria rural. "Os compradores que entraram na Justiça não farão mais o desconto e o rapasse da alíquota". O Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), Luiz Freitas, avisa que a postura das empresas será individualizada. No entanto, ele avisa que há muitas indústrias que não estão mais retendo a alíquota.
Para reaver os direitos como produtor, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) está reunindo sindicatos para ingressar com ações judicias coletivas para pedir a suspensão da cobrança. Mas a assessora jurídica da entidade, Elisete Araujo Ramos, explica que, quanto ao ressarcimento dos valores, as ações deverão ser individuais.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!










