REFLEXOS DO DIA A DIA (Vaivém das commodities)

Compartilhar

Profissional e com um público evoluído. Essa a análise de Juciane Casagrande, diretora comercial da Casa Valduga, sobre a Expovinis, feira do vinho que terminou ontem em São Paulo. "Os participantes estão bem mais focados, inclusive em busca de detalhes mais técnicos do vinho."

DE TODO O BRASIL

Casagrande diz que uma das particularidades da feira foi que o evento deixou de ser apenas paulista e trouxe participantes de várias localidades do país. O interesse do público reflete a maior demanda pelo vinho nacional. Ainda há um preconceito contra o produto, mas ele vem mais do varejo do que dos consumidores, diz ela.

ACIMA DO PREVISTO

O cenário para 2010 é positivo. As estimativas de crescimento de 20% da Casa Valduga para este ano, "feitas com os pés no chão", devem ser superadas. Até março, os dados mostram evolução de 30% nos vinhos. A procura é grande também para espumantes, diz Casagrande.

Anuncio congado imagem

SALDO MENOR

A produção de soja cresce 18% nesta safra, as exportações, 4%, mas as receitas recuam 12%. As estimativas são da Abiove, associação que reúne as indústrias do setor. O processamento interno sobe para 32,9 milhões de toneladas, com evolução de 7%.

MAIS UMA OPÇÃO

Os pecuaristas, que recentemente ganharam a opção de comercializar gado pela Bolsa de Carnes, têm mais um sistema a partir de agora. A Assocon, entidade que reúne confinadores com 500 mil cabeças de gado por ano, criou o "Portal Lance News", um sistema de comercialização de boi gordo que utiliza os recursos da internet.

COMO FUNCIONA

Os pecuaristas entram com os lotes de animais prontos para abate e os frigoríficos fazem os lances até o encerramento do pregão ou, dependendo do interesse, podem dar o lance máximo e ficar com o gado. A comissão de 10% será paga pelos frigoríficos.

CONTENCIOSO

"Conseguimos a retaliação contra os EUA quando abrimos um precedente com o caso da Embraer contra a Bombardier. Essa história trouxe uma coisa muito boa: o Brasil aumentou sua relevância na OMC." Essa avaliação foi feita ontem por Carlos Cozendey, diretor do Departamento Econômico do Itamaraty, em evento da Fundação Estudar, em São Paulo.

EM QUEDA

O primeiro contrato de algodão foi negociado ontem com queda de 2,4% no mercado de Nova York. A queda, segundo analistas, ocorreu devido à procura menor pelo produto.

 

Fonte: Folha de São Paulo – Mauro Zafalon


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *