Postos para além de combustíveis: encante o cliente - Agron Agronégocios Online

Postos para além de combustíveis: encante o cliente

Compartilhar

Por Samuel Carvalho, gerente de Postos e Conveniência na Linx

Qualidade da gasolina, diversos tipos de combustíveis e influência de fatores econômicos na variação de preços são algumas das inúmeras particularidades que tornam o varejo de postos um dos mais dinâmicos do setor. Não há muito tempo, o valor por litro de combustível e bandeira do posto eram os principais fatores determinantes para que o consumidor decidisse onde abastecer.

A pandemia evidenciou a mudança do consumidor para um olhar mais atento à experiência do que marca ou custo. É claro que o preço ainda é importante, mas há uma série de fatores que surgiram diante desse novo comportamento e passam a se combinar no momento de decisão. Para postos, isso significa transformar o ambiente para além de um lugar onde as pessoas abastecem o carro. A jornada de compra, hoje, vale tanto quanto as cifras por litro, e o cliente espera ter praticidade, se sentir único, valorizado e, claro, bem atendido.

Com menos movimento nas ruas devido ao isolamento social, o varejista de combustível começa a acelerar os próximos passos a fim de impulsionar vendas, rentabilizar o negócio e fidelizar o cliente. Para se preparar, três frentes estratégicas são primordiais: preço de combustível, programa de benefícios e hub de facilidades.

O primeiro é fundamental para que os outros pilares possam acontecer, já que está relacionado à essência do negócio. O dono do estabelecimento tem pouca margem para reduzir os valores nas bombas em si, mas é preciso pensar em toda a experiência de abastecimento, do momento em que o cliente para na bomba, com um atendimento diferenciado que o acolha, até a variedade de formas de pagamentos e pequenas praticidades como pagar sem sair do carro.


Para atrair o consumidor sem onerar o caixa, vale considerar o segundo pilar, de programa de benefícios, com parcerias de cashback ou pontos por abastecimento. Oferecer essas vantagens é uma forma importante para a retenção e fidelização de clientes, além de proporcionar uma base de clientes para o varejista. O cadastro de clientes, por sinal, é uma boa oportunidade para o varejista de combustíveis que mantem essa base organizada e nutrida. A partir de um cadastro simples, por exemplo, é possível entender o padrão de consumo do cliente e oferecer promoções personalizadas, como descontos para os itens que ele mais consome ou brindes de troca de óleo. Os programas de benefícios podem ajudar, inclusive, nos gargalos que o proprietário não tem tanto controle, driblando a variação de preços e oferecendo vantagens significativas para o cliente.

Para finalizar, é preciso ser um hub de facilidades. A ideia aqui é estimular o cliente para aproveitar o momento do abastecimento do veículo para consumir outros serviços, como comprar um produto na farmácia, garantir os ingredientes para a receita do jantar no minimercado, deixar as roupas na lavandeira ou até mesmo verificar o óleo. Quanto maior e melhor estruturado for esse espectro de comércios e comodidades anexadas ao posto, mais o cliente vai olhar para aquele espaço como um facilitador da sua rotina, unindo diversos itens de desejo em um único lugar.

É inegável que o preço do combustível sempre terá relevância. Mas, esses valores se misturam a esses outros quesitos da jornada de compra e influenciam a decisão entre um posto ou outro à medida que o cliente enxerga uma experiência diferenciada e conveniente para seu dia a dia – essa, sim, é uma forma eficiente para encantar os clientes.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!