Categories: Economia

Número de trabalhadores no agro tem crescimento

Considerando-se o contingente de ocupados no país como um todo, o crescimento nesse mesmo período foi semelhante, de 1,61%.

O número de pessoas ocupadas (PO) no agronegócio brasileiro somou 18,37 milhões no segundo trimestre deste ano, 1,64% a mais que no trimestre anterior, de acordo com pesquisas realizadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz)*.

Publicidade

Considerando-se o contingente de ocupados no País como um todo, o crescimento nesse mesmo período foi semelhante, de 1,61%. Dessa forma, a participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro foi de 19,68% no segundo trimestre de 2019, praticamente a mesma taxa verificada no trimestre anterior.

A sustentação no número de pessoas ocupadas no agronegócio no segundo trimestre de 2019 em relação aos três meses anteriores está atrelada aos crescimentos nas populações atuantes nos segmentos de insumos, primário e agroindústria, de 2,65%, 2,48% e 2,00%, respectivamente. Dentro do segmento de insumos, especificamente, a maior elevação em termos de ocupações foi verificada nas atividades de produção de fertilizantes e defensivos (13,07%).

PERFIL

Pesquisadores do Cepea indicam que seguem sendo observados movimentos de aumento no nível de informalidade dos empregos, de melhora no nível médio de qualificação da população ocupada e também de elevação na participação feminina no setor.

Quanto ao perfil dos ocupados em relação às posições e categorias de emprego, na comparação entre o segundo trimestre de 2019 e o mesmo período de 2018, foram observados crescimentos nos números de trabalhadores atuando por conta própria (5,19%) e de empregados sem carteira de trabalho assinada (1,66%). Considerando-se o mercado de trabalho total do Brasil, entre o primeiro e o segundo trimestre, o número de empregados com carteira assinada no setor privado aumentou 0,9% e o de empregos sem carteira, 3,38%.

Fonte: Suino Cultura Industrial.

Douglas Carreson

Published by
Douglas Carreson

Recent Posts

Novilha Gorda: Confira a tabela de preços em 30 regiões

Acompanhe a cotação atualizada da novilha gorda em todo o Brasil. Veja os preços à…

2 horas ago

Preço da Vaca Gorda: O que os novos números dizem ao produtor?

Acesse os números atualizados do preço da vaca gorda nas principais regiões pecuárias do Brasil.…

2 horas ago

Preço do Boi China: O valor real pago pela arroba hoje

Confira o preço do boi china praticado hoje nos principais estados do Brasil. Veja a…

3 horas ago

Boi Gordo: O detalhe na tabela que o mercado não esperava

Confira a tabela atualizada do Preço do Boi Gordo em todo o Brasil. Analisamos as…

3 horas ago

Preço da Soja: Veja a cotação em 32 praças do Brasil

Confira a tabela completa do preço da soja nas principais cidades produtoras do Brasil. Analise…

4 horas ago

Preço do milho: Confira a tabela completa por estado hoje

O preço do milho apresenta variações regionais significativas com a pressão da safrinha e fretes.…

4 horas ago

This website uses cookies.