Projeto de desenvolvimento da avicultura na Etiópia

Compartilhar

Embrapa Suínos e Aves aprova projeto de desenvolvimento da avicultura na Etiópia.

 

A Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai levar a pesquisa brasileira em avicultura para a África com o projeto “Melhoria da produção de aves na Etiópia, através de estudos de sistemas de produção, caracterização de raças nativas e implementação de boas práticas de produção”, aprovado no edital internacional Africa-Brazil Agricultural Innovation Marketplace.

 

Entre as ações do projeto, está a caracterização do sistema de criação de aves na Etiópia, com a elaboração de um manual de boas práticas adaptado à realidade do país africano. “Vamos colaborar na melhoria da produção avícola etíope, que hoje é primitiva, sem uso de tecnologias visando a segurança alimentar daquela população”, diz o pesquisador Luizinho Caron, líder do projeto em conjunto com a equipe de Transferência de Tecnologia da Unidade da Embrapa em Concórdia (SC), que ainda tem a parceria do Instituto Etíope de Pesquisa Agrícola (EIAR), representado pelo pesquisador Zemelak Goraga. O projeto prevê o acompanhamento de 360 famílias de produtores etíopes, trabalho a ser feito pelo EIAR. A Embrapa, que analisará os dados, também visitará propriedades selecionadas.

 

Localizada na região chamada de “Chifre da África”, no nordeste do continente, a República Democrática Federal da Etiópia produziu 60 mil toneladas de frango segundo o relatório 2012 da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), enquanto o Brasil produziu no mesmo período 11,532 milhões de toneladas. O país também apresenta baixo consumo per capita de carne de frango (0,60 kg/habitante/ano) e de ovos (0,40 kg/habitante/ano) em relação ao Brasil (44 kg de carne/habitante/ano e 8,80 kg de ovos/habitante/ano). A Etiópia é o 14º país mais populoso (cerca de 96,6 milhões de habitantes) e ocupa o 173º lugar no IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano da ONU (o Brasil está na 79ª posição).

 

A Plataforma África-Brasil – Instalada pela Embrapa e pelo Fórum para Pesquisa Agropecuária na África (Fara) em maio de 2010, a Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária (www.africa-brazil.org) incentiva instituições africanas de pesquisa e desenvolvimento, sejam elas públicas ou privadas, a criar projetos direcionados ao desenvolvimento da agricultura naquele continente.

Anuncio congado imagem

 

Os projetos seguem a ideia básica de contribuir para o combate à pobreza, com foco na melhoria da produtividade agrícola e do manejo dos recursos naturais. A plataforma é coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa e faz parte dos esforços da Empresa para internacionalização de suas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

 

Além da Embrapa e do Fórum para Pesquisa Agropecuária na África, a plataforma tem a parceria da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), Fundação Bill & Melinda Gates, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Ifad), Banco Mundial, e organizações de pesquisa e desenvolvimento africanas.

 

Fonte: Embrapa Suínos e Aves.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!