Embrapa capacita gestores de coleções de microrganismos
Embrapa capacita gestores de coleções de microrganismos em normas de qualidade nacionais e internacionais
Mais de 30 pessoas da Empresa e de universidades brasileiras vão participar do Curso, que tem como objetivo padronizar e adequar as coleções microbianas às exigências do mercado atual.
Brasília, 14 de agosto de 2014 – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) e a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE) – duas das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa – promovem nos dias 21 e 22 de agosto, em Fortaleza, CE, o “Curso de normas de gestão para coleções de trabalho de microrganismos da Embrapa”. O objetivo é capacitar os gestores de coleções microbianas da Empresa e universidades parceiras no Brasil em requisitos de normas de qualidade nacionais e internacionais: ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e OECD Best Practice Guidelines for Biological Resource Centres.
A Embrapa investe na formação de coleções de microrganismos (fungos, bactérias e vírus) desde a sua criação em 1973. Hoje, essas coleções estão distribuídas por todo o Território Nacional em diversas unidades de pesquisa da Empresa e preservam microrganismos de funcionalidades diversas, incluindo espécies relacionadas ao controle biológico de pragas, à fertilidade do solo, de interesse industrial e causadores de doenças em animais e vegetais, entre outras.
A organização e a estruturação das coleções microbianas sem um padrão de gestão pode levar a perda de muitos microrganismos, tornando-os inviáveis para utilização em prol da agricultura e da indústria. Além disso, o atendimento às normas de qualidade nacionais e internacionais é fundamental para que a Embrapa possa realizar intercâmbio com instituições públicas e privadas.
Curso faz parte de uma iniciativa maior para garantir a qualidade das coleções microbianas da Embrapa: o Projeto GESTCOL
O curso é uma das ações decorrentes do Projeto GESTCOL (“Modelo Corporativo de Gestão para as Coleções de Microrganismos da Embrapa”), liderado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e iniciado em 2012, com o objetivo de garantir a qualidade das 17 coleções de microrganismos mantidas pela Empresa em todo o País e torná-las aptas a atender às exigências do mercado nacional e internacional.
Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Clarissa Silva Pires de Castro, que também é instrutora do Curso, o treinamento nos requisitos das normas de qualidade nacionais e internacionais é uma atividade fundamental do Projeto GESTCOL e tem como objetivo complementar as competências funcionais exigidas para gestores de coleções de microrganismos.
Participarão do Curso profissionais de Unidades da Embrapa e de universidades parceiras que atuam diretamente na gestão de coleções de microrganismos, na categoria coleção de trabalho. O programa abordará o aprendizado dos requisitos corporativos da qualidade aplicáveis a coleções de trabalho de microrganismos da Embrapa e permitirá aos participantes estruturarem e organizarem as coleções de microrganismos em suas instituições.
As coleções de trabalho são aquelas que atendem a um ou a mais projetos de pesquisa e a requisitos corporativos de qualidade. Geralmente, estão vinculadas a projetos específicos e a uma coleção institucional ou Centro de Recursos Biológicos e possuem pesquisadores responsáveis, podendo executar atividades práticas de coleta de amostras, isolamento, identificação, caracterização, prospecção, armazenamento e documentação.
Além das ações de treinamento e capacitação, o Projeto GESTCOL realizou um diagnóstico das 17 coleções de microrganismos mantidas pela Embrapa em todo o Território Nacional. O objetivo final do Projeto é desenvolver, programar e monitorar um modelo corporativo de gestão. “Assim, as coleções de microrganismos da Embrapa terão processos harmonizados e estarão estruturadas de acordo com as exigências nacionais e internacionais, incluindo os aspectos da legislação, que englobam as atividades de coleta e acesso ao patrimônio genético”, finaliza Clarissa.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











