Resultado financeiro da produção de carne bovina - Agron Agronégocios Online

Resultado financeiro da produção de carne bovina

Compartilhar

Lotação de pastagens e o resultado financeiro da produção de carne bovina.

 

Mudanças na política econômica, estabilidade da moeda nacional, valorização da terra e concorrência com agricultura afunilaram a produção de carne bovina a ponto de tornar uma obrigação a verticalização das fazendas, ou seja, produzir mais em uma mesma área.

 

Mas qual é considerada uma boa taxa de lotação para a pecuária nos padrões atuais e como projetá-la dentro da porteira? As respostas serão divulgadas durante a palestra “A importância da lotação no resultado financeiro da pecuária de corte”, a ser ministrada pelo zootecnista e consultor da Terra Desenvolvimento Rodrigo Patussi durante o CONFINAR 2014.

 

Patussi lembra que, antes de projetar uma taxa de lotação, o objetivo é apontar um número de arrobas produzidas por hectare. “Essa produção é obtida através da lotação, ou seja, quantidade de animais por hectare de pastagem que conseguimos manter durante todo o ano e o ganho médio diário (GMD) desses animais”, explica o consultor. Partindo desse ponto, a lotação adequada para um retorno financeiro desejável, competitivo com outras atividades, está atrelada ao rompimento da barreira de 10 @/ha/ano, projeta Rodrigo.

 

O zootecnista explica o cálculo de lotação. “Normalmente, quando falamos em um GMD global de 370 gramas por cabeça ao dia (ou 135 kg/cab/ano), temos que ter em torno de 1,3 a 1,6 unidade animal/ha em média ao ano. Com 1,5 UA e 370 g temos aproximadamente 10 @ produzidas por ha/ano”, detalha Patussi. No gráfico abaixo, o zootecnista demonstra como o pecuarista deve proceder para comportar a lotação média de 1,5 UA/ha/ano.

Anuncio congado imagem

 

Graf confinar Embora realidade brasileira esteja bem abaixo do patamar que seria considerado competitivo para a pecuária de corte (inferior a 0,7 UA/ha, acredita-se), as médias dos produtores que se dedicam mais à gestão da propriedade mostram que há potencial para atingir a meta. “Nossos clientes têm, na média das últimas três safras, 1,26 UA/ha. Os 30% melhores obtiveram na safra 2012/13 a média de 1,8 UA/ha. Já os 10% melhores, 2,3 UA/ha”, revela o consultor.

 

A virada da chave para a propriedade começar a sair do vermelho ou simplesmente aumentar a lucratividade começa por um diagnóstico de suas pastagens, que aponta quais são as principais áreas e sua capacidade de suporte, etapa a qual o consultor denomina “Ponto A”. A etapa complementar, o “Ponto B”, é dimensionar o resultado financeiro para determinar o quanto deve ser produzido em cada uma das invernadas.

 

“Feito isso, monta-se o projeto para alcance do “Ponto B” a partir do “Ponto A”, levando em consideração características produtivas, recursos financeiros e principalmente perfil do gestor”, sintetiza o palestrante do CONFINAR 2014.

 

A implementação do projeto passa pela adoção de procedimentos como: – Evolução e dimensionamento de rebanho para ajustar o aproveitamento forrageiro; – Manejo das pastagens respeitando a composição agrostológica da propriedade; – Redimensionamento de piquetes; – Produção de volumoso para estratégia de entressafra; – Adubação de áreas que possibilitem maior produção e sirvam estrategicamente como “pulmão” para a propriedade como um todo. De acordo com o zootecnista, a mensagem a ser retirada da palestra é que o bom projeto pecuário é que define qual e como avaliar a tecnologia a ser utilizada.

 

“É possível alcançar lucratividade competitiva utilizando ferramentas baratas e disponíveis, mas para isso precisamos trabalhar com compromisso e dedicação”, recomenda. A apresentação “A importância da lotação no resultado financeiro da pecuária de corte”, a ser ministrada por Rodrigo Patussi, acontecerá às 13 horas (horário local) do primeiro dia de evento, 6 de maio.

 

Os tópicos da palestra são: – Lotação, desafios e implicadores; – Cenários para aumento da lotação e consequente lucratividade; – Lotação x Lucratividade: ferramentas e cenários; – Aumento da lotação e lucro: cenário e ferramentas. O CONFINAR 2014, resultado de uma parceria entre a Rural Centro e a Beef Tec, será realizado em Campo Grande, capital sul-mato-grossense, entre os dias 6 e 7 de maio no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

 

As inscrições para o simpósio já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.confinar.net. Serviço: CONFINAR 2014 Data: 6 e 7 de maio – Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo Campo Grande-MS.

 

Fonte: (Portal Boi A Pasto/SP – 07/02/2014).


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!