JBS vai incentivar pecuaristas a aderir ao CAR
A empresa terá de correr contra o tempo para colocar seus mais de 60.000 fornecedores dentro do sistema. Com a aproximação do dia 6 de maio, data final para inscrição dos produtores rurais no SICAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural), a JBS decidiu incentivar a adesão de seus fornecedores de gado ao cadastro, para cumprir compromissos firmados com o Ministério Público e viabilizar seu projeto de cadeia pecuária 100% limpa. Mesmo considerando-se que o prazo limite do CAR seja prorrogado por mais um ano, a empresa terá de correr contra o tempo para colocar seus mais de 60.000 fornecedores dentro do sistema.
Para isso, na próxima sexta-feira, dia 10 de abril, a companhia lançará, oficialmente, uma parceria com quatro empresas de consultoria ambiental para atendimento dos produtores a preço diferenciado – R$ 500 por cadastro. As empresas parceiras são a BM2, com atuação em Rondônia e Acre; a Golden, que atenderá produtores do Mato Grosso; a Paiol, do Maranhão, e a BVRio, com presença no Sudeste, região que deverá contar, em breve, com outras empresas parceiras.
A JBS pretende desenvolver ações dentro de cada planta para divulgar esse trabalho. Durante uma semana, os técnicos das consultorias ficarão à disposição dos produtores para explicar como funciona o CAR, oferecer seus serviços e realizar atendimentos. Até o momento, apenas o Pará está próximo de colocar 100% de suas propriedades no sistema. O restante do País encontra-se bastante atrasado.
Fonte: Revista DBO Online.
