Palha de milho vira bolsa, boneca e flor

Compartilhar

Palha de milho vira bolsa, boneca e flor em Pernambuco.

Material é usado por artesãs da zona rural de Alagoinha.

Mães, filhas e netas têm ocupação e dinheiro com confecção das peças.

 

Uma comunidade no agreste de Pernambuco encontrou uma forma de aproveitar a palha do milho que sobra do roçado. O material é transformado em peças de artesanato e fonte de renda para mais de cem famílias do município de Alagoinha.

 

As palhas de milho que as 130 famílias juntaram durante toda a safra ficam estocadas na associação comunitária e servem como fonte de renda durante o ano inteiro, por meio de artesanato.

Anuncio congado imagem

 

Tudo é feito à mão. Reunidas, mães, filhas e netas têm ocupação e dinheiro com a confecção das peças. A trama de origem indígena é feita em moldes de madeira que dão forma às bolsas. O colorido é obtido com o tingimento das palhas. As alças podem ser de couro ou corda. O tecido é de algodão e até cetim. “Há 17 anos eu trabalho com bolsa. E é de onde sai o sustento da família”, disse a artesão Maria do Carmo Lima.

 

Com a produção, foi inaugurada uma loja no centro da vila. A palha ainda é usada em flores, bonecas e porta CDs. É o resultado de um trabalho feito com amor. “Para nós, é muito gratificante. Estou produzindo os trabalhos, vendendo e sobrevivendo dessa atividade que é tão bela e bonita”, afirmou a artesã Maria José Alves.

 

O preço das bolsas varia de R$ 15 a R$ 25, dependendo do tamanho.

 

Fonte: G1, com informações do Globo Rural.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!