Como reflorestar uma mina d’água?

Como reflorestar uma mina d’água?

Compartilhar

Hoje em dia existe muita preocupação sobre questões de ecologia e preservação. Contudo, na prática ter água na propriedade é ter vida e valorizar seu patrimonio. Tentamos responder abaixo uma dúvida muito comum, como reflorestar uma mina d’água?

Gostaria de uma orientação sobre como reflorestar uma degradada.  Temos 10 hectares em Cruzília (MG), onde existem três minas  d’água. A área foi desmatada e eu quero providenciar o reflorestamento. Só que vou fazer por mim mesma. Uma coisa bem caseira. Será  que vocês poderiam me dar uma ajuda e mostrar passo a passo qual o melhor processo deste  reflorestamento?  A área é inclinada (tipo grota) e precisa de vegetação até para não  ocorrer erosão. Silvia – Barueri – SP

Veja aqui como escolher as árvores certas para o reflorestamento

Veja mais sobre reflorestamento aqui

A verdade é que nas ultimas décadas, os desmatamentos das encostas e das matas ciliares vêm contribuindo para a diminuição da quantidade e qualidade da água das nascentes. Cabe às pessoas conscientes, como a Silvia, a tarefa de preservar as nascentes de sua propriedade em seu próprio benefício e de toda sociedade.

 

O que é uma nascente?

Simples de explicar: Nascente é um ponto de onde a água jorra através da superfície do solo. Também é conhecida como olho d’água, fio d’água, mina d’água, cabeceira e fonte.

 

Como a água se distribui na terra?

Ela vem da evaporação dos rios, dos mares, dos lagos e a transpirada pelo planeta por ação do calor e do vento, se transformam em nuvem. Essas nuvens dão origem às chuvas. A água da chuva que se infiltra no solo abastece o lençol freático que se acumula em função de estar sobre uma camada impermeável. Quando a camada impermeável encontra com a superfície do solo surge a nascente de encosta. Esse tipo de nascente ocorre principalmente nas encostas, serras e grotas.

 

Por que as nascentes desaparecem?

Justamente pelo desmatamento das encostas e matas ciliares, pela impermeabilização do solo pelo uso inadequado do solo nas áreas rurais.

 

O que diz a lei?

A Lei diz que não pode desmatar plantar, fazer pastagens, descarte de lixo e mineração nos seguintes locais:

Abaixo no entorno das nascentes – a uma distância mínima de 50 metros;

Nas margens dos rios, córregos e lagos, em extensões que variam com a largura do curso de água ou lago;

Nos topos de morro, montes, montanhas e serras; e em áreas com grande desnível (declividade acima de 45°).

 

Como recuperar uma nascente?

Observar se há formação de capoeira (regeneração natural) com plantas como alecrim, carrapicho, jaborandi, lobeira, assa-peixe, embaúba, pinha do brejo, pombeiro, aroeira, sangra d’água, pororoca, maria-mole etc. Se esta for a situação de sua nascente, você só precisa cercar, mantendo uma distância mínima de 50 metros ao redor dela.

 

Se o entorno de sua nascente estiver ocupado com pasto e poucos arbustos, alem de cercar sua nascente é preciso plantar algumas árvores, escolhendo bem as espécies, a quantidade e distribuição.

Como reflorestar uma mina d’água?

O plantio de muitas árvores próximo à nascente pode secá-la por algum tempo. Dentro da área cercada recomenda-se plantar cerca de 30 a 100 árvores, dependendo do potencial de regeneração e do ecossistema local, sempre com espécies nativas. Nesta quantidade, essas árvores irão atrair pássaros e outros animais que trarão novas sementes que irão reflorestar a área aos poucos, além de aumentar a infiltração da água da chuva no solo e segurar a terra arrastada pela enxurrada, impedindo o soterramento da nascente. As árvores devem ser bem distribuídas na área, tomando-se o cuidado para alternar plantas pioneiras, que crescem mais rápido, com plantas clímax, que crescem mais devagar, porém vivem mais.

Como reflorestar uma mina d’água?

 

Espécies a serem plantadas?

A escolha das espécies para a recuperação e conservação das nascentes deve ser em função da umidade do solo, que é muito variável no entorno das nascentes. Por isso, antes da escolha das espécies, você deve dividir a área a ser florestada em três partes, dependendo das seguintes situações:

Áreas encharcadas: representam as áreas brejosas ou pantanosas que se encontram próximas ao curso d’água;

Áreas úmidas: representam as áreas localizadas entre as áreas encharcadas e as áreas bem drenadas;

Áreas bem drenadas: São as áreas menos úmidas dentro da área a ser reflorestada.

Como reflorestar uma mina d’água?

Como providenciar o plantio?

As mudas devem ser planadas em covas de 30x30x30cm, ou até 50x50x50cm se o solo estiver muito compactado, colocando-se 5 litros de esterco de curral/cova, fazendo o coroamento de meio metro ao redor da muda. O plantio deve ser no início do período das chuvas. As mudas deverão ser molhadas logo após o plantio com 5 litros de água/cova, repetindo essa irrigação após uma semana.

 

Fonte: Folha do Meio Ambiente.


Compartilhar

3 thoughts on “Como reflorestar uma mina d’água?

  1. Se por um acaso alguem interromper a saida dessa agua represando a mesma em cima de uma mina dágua – ela desaparece?
    ou ela continua enchendo essa represa?
    como fica a função de Venturi?

  2. Tenho dois açudes e duas Lagoas na Fazenda localizada no Município de Morada Nova – Ceará.
    C:\Users\Airton\Documents\Boqueirão do Cesário – Google Maps.pdf
    Gostaria de receber informações sobre que tipo de planta para plantar nas margens dos Açudes e Lagoas.
    Grato
    Airton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *