Transferência de tecnologias da Embrapa
Transferência de tecnologias da Embrapa no Amapá será avaliada.
A difusão das tecnologias da Embrapa junto aos produtores e técnicos do estado do Amapá será discutida nos dias 10 e 11 de novembro. Neste período o diretor do Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT) da sede da Embrapa, Fernando Amaral, estará em Macapá para reunir com a equipe técnica da Embrapa Amapá.
Atualmente a Embrapa Amapá executa quatro projetos de transferência de tecnologias, direcionados ao incremento da agricultura do estado. Os projetos são executados em parceria com órgãos estaduais e populações beneficiadas.
O projeto Frutiindo (ABC da fruticultura familiar das comunidades indígenas de Oiapoque) atua com capacitação de lideranças indígenas no controle de pragas que infestam bananais e pomares de citros (laranja, limão e tangerina) e no manejo de açaizais para aumento da produção de frutos.
Outro projeto em execução é voltado para a transferência de conhecimentos no ambiente das Escolas Famílias Rurais do Amapá, com participação direta dos alunos e seus familiares (que são agricultores).
O incentivo à agricultura de base ecológica ganhou um reforço com o Projeto Interagindo, com foco em atividades que atendem demandas de práticas de produção, comercialização e informação tecnológica sobre agroecologia. Uma das ações é o desdobramento em outro projeto, voltado para a criação do Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica, em parceria com a Unifap.
Fonte: Embrapa Amapá.

