Impressão 3D de fetos

Compartilhar

Modelo em 3D permite que gestantes cegas sintam feto com as mãos.

As maravilhas da tecnologia moderna estão trazendo a experiência da gravidez para pessoas que não são capazes enxergar imagens de ultra-som.

O uso de impressoras 3-D está levando aos deficientes visuais a possibilidade de desfrutar da experiência da ultrassonografia por tato.

A impressora é capaz de produzir um modelo 3D de seu bebê, antes de nascer. Imagens do ultrassom são processadas em um programa de computador, que faz cálculos matemáticos com as medidas do bebê até chegar a um modelo virtual, impresso com dimensões reais do feto.

Uma imagem mostra Isloane no útero da mãe, mas ela não pode ver. Fabiane e o marido Luis Fernando são cegos.

Anuncio congado imagem

A emoção de Fabiane e Luis Fernando é imaginar o bebê com as informações do médico pelas imagens da ultrassonografia. Mas a tecnologia atual vai permitir uma experiência inovadora. Os dois vão poder sentir o feto com as mãos, exatamente igual como ele está na barriga da mãe.

Como? O trabalho premiado internacionalmente é feito no laboratório do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro. As imagens do ultrassom são processadas em um programa de computador, que faz cálculos matemáticos com as medidas do bebê até chegar a um modelo virtual em 3D, impresso com as dimensões reais do feto. No caso de Isloane, 17 centímetros.

O projeto que começou como estudo para bebês com malformações ganhou um novo sentido.

“A mesma emoção que um exame de ultrassonografia permite para uma gestante, a Fabiane também está tendo essa oportunidade”, fala o obstreta Heron Werner.

“É como se eu tivesse voltado a enxergar. Muito linda, linda”, diz Fabiane emocionada.

 

Usando tecnologia de impressão 3D, a empresa brasileira Tecnologia Humana 3D constrói réplicas físicas de um embrião em crescimento, ou do bebê, com base em dados de ultrassonografia.  O projeto “Feto 3D” da empresa, iniciada pelo fundador Jorge Roberto Lopes dos Santos, foi criado inicialmente para fins de diagnóstico.

Jorge descobriu que também poderia ter outros fins, como ajudar os pacientes cegos a sentir o bebê que não podiam ver em uma tela.  “Trabalhamos principalmente para ajudar os médicos quando há alguma eventual possibilidade de malformação”, disse Jorge em um artigo publicado em tecnologia. A novidade também serve de recordação para os pais de primeira viagem, que enxergam 100%. “Trabalhamos também para os pais que querem ter os modelos de seus fetos em 3D”, lembra Santos.


 

A empresa Tecnologia Humana 3D, instalada desde 2011 na Incubadora de base tecnológica do Instituto Nacional de Tecnologia, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é constituída por uma equipe multidisciplinar que desenvolve projetos e pesquisas nas áreas de modelagem tridimensional física e virtual. Os projetos, pesquisas e serviços desenvolvidos compreendem a elaboração de arquivos tridimensionais, vídeos e impressões físicas 3D. Os arquivos tridimensionais podem ser desenvolvidos através de softwares de modelagem 3D e (ou) tecnologias de obtenção de imagens como scanners 3D (laser, luz branca estruturada e kinect) e (ou) tecnologias não invasivas de obtenção de imagens médicas (ultrassonografia 3D, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada). Através da utilização e combinação dessas tecnologias, os trabalhos e pesquisas desenvolvidos pela Tecnologia Humana 3D se aplicam a diversas áreas da ciência como Arqueologia, Artes, Design, Engenharia, Esportes, Geologia, Medicina e Paleontologia.

Fonte: G1 &  Band.uol. Foto: divulgação.

 

 

 


Compartilhar

Posts Similares

2 Comentários

  1. Hello There. I found your blog using msn. This is an extremely well
    written article. I’ll make sure to bookmark it and
    return to read more of your useful information. Thanks for the post.
    I’ll certainly comeback.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *