Variedades de soja são apresentadas em Dia de Campo
Para auxiliar o produtor na tomada de decisão, a Fundação MS realiza os já tradicionais “Dias de Campo”. Desta vez, os participantes puderam conhecer novas cultivares de soja, que poderão ser utilizadas na próxima safra. “O objetivo é mostrar ao produtor a amplitude das novas variedades existentes no mercado e suas tecnologias”, ressalta o pesquisador de Fitotecnia Soja da Fundação MS, Carlos Pitol.
Entre as cultivares com menor e maior produtividade, o potencial pode chegar a números que variam de 50 sc/ha a 70 sc/ha por hectare, levando em consideração as condições de plantio e as tecnologias empregadas no manejo. Além das variedades transgênicas, as vantagens da soja convencional também foram apresentadas, como o valor da saca, que pode render ao produtor R$ 7 a mais por hectare, por conta de bonificações de algumas empresas que adquirem o grão.
Um exemplo é a cultivar convencional BRS 284 que, apesar de não ser tão nova no mercado quanto às outras apresentadas, foi citada pela boa produtividade em algumas propriedades do Estado. Precoce, a variedade apresenta crescimento indeterminado e, por ter um ciclo mais rápido, viabiliza a semeadura do milho safrinha. Além disso, é resistente ao nematoide de galha, o Meloidogyne javanica.
Agora, em se tratando de transgênicas, novidades estão disponíveis no mercado, cada uma com suas características. Entre elas está a soja BRS 360 RR, com bom potencial produtivo, de ciclo precoce e se adapta bem a solos originalmente ácidos. “Além disso, é bastante resistente a seca”, completa. A variedade apresenta ainda crescimento indeterminado e desempenho melhor em áreas com altitudes menores que 600 metros e tem resistência ao nematoide Rotylenchulus reniformis.
A tecnologia da soja intacta também é outra opção para o produtor que quer se prevenir das lagartas. As cultivares TEC 7849 IPRO e NEX 457 IPRO são alguns exemplos. “Essa tecnologia se mostrou eficiente no controle de lagartas e facilita o manejo, no entanto o produtor deve ficar atento aos custos”, afirma o pesquisador da Fundação MS.
Dia de Campo – Tradicionalmente realizado pela Fundação MS, os Dias de Campo levam orientações aos produtores rurais, técnicos e acadêmicos. Na sexta-feira, 7, as palestras foram realizadas na Estância Cláudia, em Campo Grande, com a participação de acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco.
Na última semana, o evento já passou por cinco cidades de Mato Grosso do Sul. Na terça-feira, 11, será realizado em Dourados, na Fazenda Experimental da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Mais informações podem ser obtidas junto a Fundação MS, no telefone (67) 3454-2631
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











