III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos

Compartilhar

Atenção, comunidade científica! III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos abre espaço para sugestões na programação

Objetivo é tornar o evento, que acontece no período de 18 a 21 de novembro, mais participativo.

 

Brasília, 31 de janeiro de 2014 – A Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) abriu um espaço para que pesquisadores, estudantes e outros profissionais que atuam na área de recursos genéticos de plantas, animais ou microrganismos no Brasil e no exterior participem da elaboração do programa científico do III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. O evento acontecerá em Santos, SP, entre os dias 18 e 21 de novembro de 2014 e as sugestões de temas, conferências, palestras, mesas-redondas e minicursos podem ser enviadas até o dia 16 de fevereiro pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1sJqz4zau8WNJw7JS1a2G2751N3-mxrpbSdzSC6hQLS0/viewform

            O objetivo das instituições, responsáveis pela promoção do evento, é torná-lo mais interativo. No caso de mesas-redondas, a participação de profissionais de diferentes instituições e regiões será considerada um diferencial para a seleção.

            O site do evento já está sendo construído e as novidades podem ser acompanhadas pelo endereço: www.cbrg.net.br. Mais informações estão disponíveis também no site da SBRG (www.recursosgeneticos.org) e no Facebook: www.facebook.com/recursosgeneticos.


 

Congressos anteriores: discussões científicas e popularização da importância dos recursos genéticos junto à sociedade brasileira

 

O Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos é realizado a cada dois anos com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências nas áreas de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos.

O atual presidente da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos e pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marcos Gimenes, explica que a organização de um congresso de recursos genéticos no Brasil é um grande desafio, já que existem muitas instituições atuando nessa área no país e as informações encontram-se muito dispersas. “Os eventos científicos são espaços privilegiados de troca de conhecimentos e experiências entre representantes das instituições de pesquisa, ensino e estudantes”, afirma.

Além de possibilitar o intercâmbio de informações na área científica, o evento é também um foro privilegiado para divulgar a importância dos recursos genéticos para a sociedade brasileira.

Recurso genético é a parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que a sua biodiversidade compreende 20% de todas as espécies de plantas, animais e microrganismos do planeta, o que representa o maior patrimônio biológico do mundo.

Conhecer, conservar e usar corretamente os recursos genéticos é fundamental para garantir a segurança alimentar das gerações atuais e futuras.

O I Congresso foi realizado em Salvador, BA, em 2010, e reuniu mais de 800 pessoas. O II aconteceu em 2012, em Belém, PA, e contou com a apresentação de mais de 600 trabalhos científicos.

Para o terceiro, que acontece este ano, os organizadores esperam uma participação ainda mais efetiva e interativa. “Por isso, resolvemos abrir um espaço exclusivo para que as pessoas participem diretamente da elaboração da programação”, explica o presidente da SBRG.

Os recursos genéticos constituem a base da alimentação humana, mas é preciso que a sociedade brasileira entenda melhor o significado dessas pesquisas para que possa se tornar uma aliada na sua conservação e uso sustentável no país. Por isso, a popularização deste tema é um dos principais objetivos do evento, como afirma Gimenes: “é importante que as discussões sobre recursos genéticos extravasem os muros das universidades e das instituições científicas e passem a fazer parte do dia-a-dia dos cidadãos”.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!