Recomendações de criação de patos
Apesar das facilidades da criação dessas aves, o período de choca é o mais demorado em relação a outras espécies. Os patinhos levam cerca de 32 dias para quebrar e sair da casca do ovo. Um cuidado importante que se deve ter no início de vida dos filhotes é evitar o acesso ao ambiente aquático.
Nos primeiros 15 dias, a escassa camada de penugem que cobre a pele não é impermeável. Porém, já podem beber água e comer ração de crescimento após um dia de vida.
Os machos se desenvolvem mais rápidos do que as fêmeas e chegam a atingir o dobro do peso delas na fase adulta, com variação de três quilos a 3,5 quilos. O pato da raça gigante alemão consegue somar quatro quilos em 100 dias, enquanto a pata engorda 2,5 quilos no mesmo período.
A alimentação é diversificada. Além de ração balanceada, que colabora para o desenvolvimento, verduras e hortaliças complementam as refeições diárias. É recomendada ração de engorda às aves destinadas a abate e postura, na fase adulta, para aumentar a produção de ovos.
A consistência da carne de pato depende do período em que a ave é abatida. Ela é mais saborosa, macia e menos fibrosa se o abate ocorrer entre os primeiros 100 e 120 dias de vida, fase que o pato já cruza as asas.
Fonte: GLOBORURAL.

