Produção de alimentos na África - Agron Agronégocios Online

Produção de alimentos na África

Compartilhar

Cases foram apresentados durante a edição de novembro do Alltech ONE Virtual Experience

O agronegócio é um dos setores que mais contribuem com a economia da África, sendo um dos principais fatores de geração de renda de muitos países africanos. Com a necessidade de crescimento na produção mundial de alimentos, para atender a quase 10 bilhões de habitantes no mundo, previstos para 2050 pela ONU, o continente é uma clara oportunidade na busca para suprir toda essa demanda.

Para isso, diversos empreendedores têm desenvolvido projetos inovadores nos países africanos, contribuindo para que a agricultura e a pecuária se desenvolvam no local. Durante a edição de novembro do Alltech ONE Virtual Experience, evento virtual que já reúne mais de 22 mil pessoas, de 126 países – Bernhard Kowatsch, Chefe da Aceleradora de Inovação no Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, contou sobre alguns programas no continente.

“Pequenos produtores perdem até 50% de sua colheita devido a fungos e a validade dos produtos. Com silos de plástico e de metal, esses produtores dobraram a renda da família. Esta iniciativa já está presente em 9 países, auxiliando 140 mil produtores, com mais de 600 mil pessoas beneficiadas. São exemplos que mostram que é possível fazer a diferença”, afirmou.

Na avicultura, por exemplo, o ex-CEO da Tyson Foods, Donnie Smith, desenvolve em Ruanda um programa que colabora na erradicação da fome e, ao mesmo tempo, no desenvolvimento do setor no país. “Nós não podemos transferir diretamente o que a gente faz nos Estados Unidos para a África. Você precisa pegar os seus princípios, o que você já conhece da área e aplicar de acordo com o ambiente local, onde a estrutura de capital é limitada”, explicou.


O gerente de exportações de Yalelo, Mutale Mubanga, contou, durante o evento, algumas mudanças que já tem verificado na oferta de alimentos na África. “Nos últimos 8 meses tivemos disponibilidade constante de morangos e mirtilos nos supermercados locais. Em toda a minha vida, nunca tinha visto isso acontecer. Isso mostra que há empreendedores trabalhando duro para fornecer alimentos aos supermercados de forma constante”, relatou.

Para que o agronegócio siga em evolução, o diretor da Signal Risk, Ronak Gopaldas, defende a necessidade de mudança de pensamento na forma de produzir alimentos no continente. “Precisamos sair da mentalidade de subsistência para uma mentalidade comercial, e isso nos vai permitir ter mais escala”, concluiu. As inscrições para o Alltech ONE Virtual Experience continuam abertas no site oficial do evento: one.alltech.com.

 


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!