Mercado do feijão aquecido e favorecendo produtor - Agron Agronégocios Online

Mercado do feijão aquecido e favorecendo produtor

Compartilhar

Mercado aquecido de feijão favorece preços ao produtor.

Produtores de feijão catarinense passam por um bom momento em relação ao preço recebido. Com mercado aquecido, em agosto os produtores de feijão-carioca receberam preços médios nominais 67% maiores do que um ano atrás. Já para aqueles que cultivam feijão-preto, a elevação foi de 52%. A baixa disponibilidade para a venda do produto no mercado é um dos fatores que justifica a elevação nos preços, esclarece João Rogério Alves, analista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). Outro aspecto é o aumento do consumo de produto in natura durante o período de pandemia.

Segundo dados divulgados pela Universidade de São Paulo (USP), alimentos saudáveis como hortaliças, frutas e feijão, tiveram aumento de consumo de quase 11% durante os primeiros seis meses de pandemia. “Os pesquisadores avaliam que o maior consumo de alimentos dessa natureza se deve à mudança na rotina das famílias, pois em função das restrições para circulação em espaços públicos, as pessoas passam mais tempo em casa e, consequentemente, cozinhando mais alimentos in natura”, esclarece João.

O analista da Epagri relata que os bons preços praticados desde o início desse ano, e a necessidade de promover rotação de culturas nas áreas de lavouras, estão motivando a intenção de plantio da leguminosa por parte dos produtores. “Até a safra passada, a taxa de redução na área plantada com feijão no Estado era da ordem de 5% ao ano. Nesta safra 2020/21, percebe-se manutenção na área plantada em relação à anterior, que atualmente está estimada em 35,7 mil hectares”, descreve João.

Outra boa notícia é a expectativa de aumento da produtividade média, restabelecendo os patamares normais para a cultura no Estado. O analista lembra que na safra 2019/20, em função dos efeitos da estiagem, a safra foi parcialmente frustrada nas principais regiões produtoras. Para essa 1ª safra catarinense de feijão, é esperado um incremento de 16,3% no rendimento médio, passando dos 1.748 kg/ha obtidos na safra 2019/20, para 2.033 kg/ha.


Em todo o Estado, cerca de 4% da área total destinada ao plantio de feijão 1ª safra já foi semeada. No campo, as condições de lavoura são consideradas boas. A ocorrência de chuvas, intercaladas com períodos com menor precipitação, tem favorecido o desenvolvimento da cultura. Contudo, em algumas regiões do Estado a falta de chuvas já preocupa e tem dificultado a implantação das lavouras de verão.

Fonte: Epagri, disponível no Portal do Sistema Fecoagro.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!