Desafio de Máxima Produtividade de Soja
Desafio de Máxima Produtividade de Soja ganha novo indicador de ecoeficiência.
Fundação Espaço ECO e Comitê Estratégico Soja Brasil são desenvolvedores deste novo estudo.
A Fundação Espaço ECO, criada e mantida pela BASF, produziu uma análise de ecoeficiência em conjunto com o Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). O estudo contempla uma nova avaliação de critérios ambientais e econômicos, a fim de chegar em um único indicador de ecoeficiência nas propriedades dos agricultores inscritos no Desafios de Máxima Produtividade.
Neste ano, a avaliação ambiental contou 11 categorias. Para cada categoria, foram realizadas análises de ecoeficiência e econômica – esta elaborada a partir dos custos de produção de um sojicultor médio e do campeão das regiões Sul e Nordeste.
“A metodologia de mensuração de ecoeficiência considera todos os aspectos ambientais dos insumos e recursos utilizados para produção (água, uso do solo, diesel, defensivos, fertilizantes etc.), além das emissões que ocorrem no campo durante a atividade agrícola. É uma importante ferramenta para a gestão dos recursos e, por consequência, compartilhamento de boas práticas para o aumento de produtividade”, explica Rodolfo Viana, Diretor-Presidente da Fundação Espaço ECO.
O estudo concluiu que se todos os agricultores de soja da região Sul do país produzissem com a mesma performance do campeão nacional da safra 2019/20, haveria uma redução de 75 milhões de toneladas de gás carbônico emitidos para a atmosfera.
O campeão da região Sul reduziu em 59% a emissão de gás carbônico na sua produção, enquanto obteve para cada real investido o retorno de R?2,80. No comparativo com a média da região, o vencedor do desafio aumentou o retorno em R? 1,30. O produtor campeão da região nordeste obteve um retorno de R?3,20 por cada real investido, enquanto outros produtores retiraram a média de R?1,40. A sustentabilidade do produtor campeão resultou na utilização de menos 35% de água por quilo de soja produzido. Para chegar neste resultado, a escolha e uso assertivo de fertilizantes e defensivos agrícolas foram os principais contribuintes.
Se todos os sojicultores do Nordeste fossem tão eficientes quanto o campeão neste quesito de uso de água, seriam poupados 177 bilhões de litros, quantidade necessária para o abastecimento de todo o Nordeste por 16 dias.
O presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), Leonardo Sologuren, destaca a necessidade dos produtores de se adequarem para serem mais sustentáveis em suas lavouras. “Percebemos que as boas práticas dos campeões do Desafio CESB conseguem trazer muitos benefícios para o planeta, nesse sentido de sustentabilidade. O CESB, então, reforça um de seus pilares, que é compartilhar essas informações para que mais produtores possam ter ecoeficiência em seus plantios”, afirma.
Desde 2008, o CESB revela os resultados alcançados pelos sojicultores brasileiros, demonstrando que é possível aumentar a produtividade sem expandir a área, seguindo os preceitos de sustentabilidade e rentabilidade.
FONTE: DATAGRO.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











