Confinamento de bovinos deve recuar no Brasil - Agron Agronégocios Online

Confinamento de bovinos deve recuar no Brasil

Compartilhar

Segundo associação, a redução da demanda pela carne no mercado interno e a elevação do preço do milho pressionam os produtores, o que resulta na produção de animais mais leves para o abate. Com alta no preço do milho e redução do consumo interno de carne bovina, o Brasil deve seguir a tendência registrada no ano passado e ter uma nova queda no número de animais confinados. A expectativa é da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon).

De acordo com o diretor de relações institucionais da Associação, Márcio Caparroz, o maior impacto acontece no valor da arroba, já que, com a crise econômica no País, a margem de aumento no preço da carne é estreita.

“Esperamos uma nova redução [de animais confinados] por conta em especial do consumo do mercado interno, que está sofrendo com a recessão. Então, a gente não espera que o valor da arroba suba muito. Se ele repassar a inflação (cerca de 11%), será de bom tamanho”, disse ontem, em São Paulo, durante o lançamento da BeefExpo, que acontece de 14 a 16 junho, em São Paulo.

No início de 2015, a expectativa era de aumento de animais confinados. No entanto, houve retração de 5%, para 3,870 milhões de cabeças.

Com a elevação do dólar, aumentam os preços dos insumos e as exportações sobem. Segundo Caparroz, isso afetou ainda mais a relação entre o valor da saca do milho e o valor da arroba, para o confinador e o terminador.


Desta forma o pecuarista ou deixa os animais por mais tempo no confinamento, ou oferece suplementação no pasto por período menor do que o indicado, resultando em animais mais leves no abate.

Mais dependentes do confinamento, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso devem ser mais afetados pelo preço do milho, avalia Caparroz. Dos três estados, o mais afetado deve ser o Mato Grosso, em que algumas regiões sofreram com o excesso de chuvas. Já em São Paulo, esse impacto é menor. “O Estado consegue buscar alternativas de resíduos nas indústrias de alimentos, diferente dos outros mercados”, lembra.

Por outro lado, os preços de bezerro e boi magro seguem em alta, destaca Caparroz. “Menos interessante do que o ano passado, mas ainda altos”, diz. Há também uma oferta maior de animais. A expectativa é que a exportação obtenha o volume que o mercado interno não consumir e sustente o preço da arroba dos bovinos. Outra saída para os produtores é aumentar a carne para os mercados especiais, segmento em que o Brasil importa 1,100 toneladas ao ano.

Confinamento

O diretor da Assocon acredita que o percentual de animais confinados no Brasil deve dobrar nos próximos anos. Ele lembra que concorrentes diretos no mercado internacional, como os Estados Unidos e Austrália, têm, respectivamente, 100% e 95% de seus animais em algum tipo de intensificação, “seja a pasto ou do modo tradicional”. No Brasil, além dos 10% da produção no modelo tradicional, outros 8% são confinados no pasto.

“De qualquer maneira, com em 20% da produção, sendo 8 milhões de animais sendo terminados intensivamente, ainda é muito pouco frente a esses outros concorrentes. Então, facilmente nos próximos três ou quatro anos esse número deve dobrar, saindo de 20% para 40% ou 50% dos animais terminados”, afirma.

Fonte: Jornal DCI/SP.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!