Coordenadas geográficas das propriedades
Pecuaristas devem informar coordenadas geográficas das propriedades à Agrodefesa.
A partir de 1º de novembro, os pecuaristas só irão conseguir fazer a declaração de vacinação e do rebanho total após informar as coordenadas.
Os pecuaristas que ainda não cadastraram as informações sobre as coordenadas geográficas (ponto de localização) da sede de suas propriedades precisam adotar essa providência rapidamente, alerta o Governo de Goiás por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A medida é obrigatória e faz parte do conjunto de exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, previstas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa – PNEFA, para a retirada da vacina contra febre aftosa em 2021.
Os criadores já podem inserir essas informações em seus respectivos cadastros no Sistema de Defesa Agropecuária do Estado de Goiás (Sidago). A partir de 1º de novembro, quando terá início a segunda etapa de vacinação do rebanho, os pecuaristas só irão conseguir fazer a declaração de vacinação e do rebanho total após informar as coordenadas geográficas das propriedades. Como consequência, se não apresentarem a declaração de vacinação, ficarão impedidos de movimentar seus animais.
O presidente da Agrodefesa, José Essado, enfatiza que a medida é muito importante e tem como objetivo melhorar o controle zoossanitário dos rebanhos pela Defesa Sanitária Animal, uma das ações que vão contribuir para a obtenção do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento internacional. Atualmente, 48% das propriedades que realizam atividade pecuária e constam no cadastro da Agrodefesa já estão regulares com esta informação. A meta é chegar ao fim de dezembro deste ano com 100% das propriedades com informações das coordenadas geográficas.
O roteiro para obter as coordenadas geográficas das sedes das propriedades rurais é muito simples. Elas devem ser buscadas no ponto de localização da sede da propriedade, no formato Latitude e Longitude (graus, minutos e segundos). Esta informação pode ser obtida in loco na propriedade, por meio de aplicativos de celular e aparelho de GPS, ou mesmo de programas/softwares como o Google Earth e o Google Maps, diretamente na Internet. Os pecuaristas também podem procurar os escritórios Regionais e Locais da Agrodefesa nos municípios onde estão as fazendas, onde terão orientação sobre como obter e informar as coordenadas geográficas.
A Gerência de Sanidade Animal recomenda aos produtores que realizam a atualização/comunicação o quanto antes, evitando transtornos e atropelos futuros para a emissão das Guias de Trânsito Animal – GTAs e consequente movimentação de animais. A Agrodefesa tem até março de 2020 para a entrega, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de 100% das propriedades georreferenciadas em Goiás, sendo que o Serviço Veterinário Oficial goiano passará por auditoria neste período.
FONTE: FAEG – FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DO ESTADO DE GOIÁS.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











