Infocafé de 29/10/19
A moeda norte-americana subiu 0,26%, cotado a R$ 4,0026.
A bolsa de N.Y. finalizou a terça-feira em baixa, a posição dezembro oscilou entre a máxima de +1,30 pontos e mínima de -1,80 fechando com -1,75 pts.
A moeda norte-americana subiu 0,26%, cotado a R$ 4,0026. O mercado segue impactado por expectativas em relação às negociações entre China e Estados Unidos sobre a guerra comercial. Na segunda-feira (28), o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que espera assinar uma parte significativa do acordo comercial com a China antes do previsto. Nesta terça, o assessor da Casa Branca Jared Kushne afirmou que os Estados Unidos e a China chegaram a um entendimento sobre a direção de suas relações comerciais. Kushned disse que o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, “fizeram um acordo fabuloso” com Pequim.
A produção mundial de café no ano cafeeiro 2018-2019 atingiu 168,72 milhões de sacas de 60kg, dos quais 102,68 milhões de sacas são de café arábica, que equivalem a aproximadamente 60%, e 66,04 milhões de café robusta, volume que corresponde a 40% da produção global. Se for estabelecida uma comparação com o ano cafeeiro anterior, cuja safra foi de 162,85 milhões de sacas de café, sendo 100,88 de café arábica e 61,90 de café robusta, verifica-se que esses volumes representam incrementos, respectivamente, de 3,7% da produção total, 1,8% do volume de café arábica e 6,7% do volume de café robusta.
Especificamente em relação ao café robusta, observa-se que no ano cafeeiro 2018-2019 o volume produzido no mundo teve acréscimo de 4,14 milhões de sacas em relação ao volume de 2017-2018. Nesse mesmo contexto, é possível constatar que a produção brasileira de café robusta teve aumento de volume semelhante, pois em 2017 a safra foi de 10,72 milhões de sacas e em 2018, 14,17 milhões de sacas, o que gerou um incremento físico de 3,45 milhões de sacas. Esse incremento da produção brasileira de café robusta indica recuperação da safra dessa espécie, a qual em decorrência de severa estiagem ocorrida em anos anteriores no Espírito Santo, maior produtor dessa espécie de café no Brasil, afetou negativamente a produção.
Assim, tendo em vista a significativa participação do Brasil na produção mundial de café, o qual é responsável por aproximadamente 1/3 da produção mundial, é possível inferir que esse aumento da safra brasileira tenha contribuído para o aumento da produção mundial de café robusta no período objeto desta análise. Extrapolando esta mesma análise para a safra brasileira de café robusta em 2019, é possível também deduzir que o aumento da produção de café robusta não deverá ter crescimento tão expressivo nesta safra, a qual está estimada em um volume equivalente a 14,52 milhões de sacas, ou seja, com crescimento de apenas 2,5% em relação a 2018.
Os dados e números estatísticos da cafeicultura mundial e brasileira que permitiram realizar essas análises foram extraídos do Relatório sobre o mercado de Café setembro 2019, da Organização Internacional do Café – OIC, e do Acompanhamento da safra brasileira Café – Terceiro Levantamento – Setembro 2019, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab. Esses documentos estão disponíveis, na íntegra, no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
FONTE: MELLÃO MARTINI NEGÓCIOS EM CAFÉ.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











